Professor Dácio Brito é eleito novo diretor-presidente da Funesa

Com 51% dos votos, o professor Dácio Brito é o novo diretor-presidente da Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa). As votações ocorreram ontem e o pleito é o processo é a primeira etapa do projeto de gestão democrática da universidade.

A votação foi encerrada às 21h e a apuração dos votos só terminou nesta madrugada, com uma disputa bastante acirrada, já que a outra candidata, a professora Ana Cristina, indicada pelo governador Ronaldo Lessa, recebeu 49% dos votos.

Candidatos

Os dois candidatos fazem parte do quadro efetivo de docentes da Funesa e Ana Cristina é a ex-presidente da entidade, que comandou a Funesa por um ano e quatro meses. A eleição dela foi feita após a indicação da comunidade acadêmica, que encaminhou, em novembro de 2004, uma listra tríplice ao governador Ronaldo Lessa, que indicou a educadora para dirigir a entidade.

Já o professor Dácio Brito é mestre na área de Biologia e trabalha há mais de 20 anos na instituição, inclusive tendo participado de várias lutas na época da estadualização da Funesa.

Funesa

Antes de ser estadualizada, em 1990, a Funesa era uma instituição de ensino superior privada, cujo funcionamento remonta da década de 1970, quando era mantida pela Fundação Educacional do Agreste (Funec).

Atualmente, a instituição oferece 11 cursos de nível superior, todos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, com o funcionamento de cinco unidades no interior: Arapiraca (sede), Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares e São Miguel dos Campos, além de uma turma especial em Administração Pública, na Escola Fazendária, em Maceió.

Seu corpo docente é formado por aproximadamente 200 educadores e a instituição têm matriculados cerca de sete mil alunos, incluindo as turmas do Programa de Graduação Especial de Professores (PGP).

Com informações da Funesa e do site Maltanet

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos