Alagoas aumenta exportações do primeiro trimestre

As exportações alagoanas cresceram 35,67% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2005, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Os produtos exportados somaram cerca de US$ 273,4 milhões. O movimento ascendente das exportações do Estado repercutiu nas contratações de câmbio do Banco do Nordeste em Alagoas. Nos três primeiros meses do ano, as agências do BNB da capital (Maceió – Centro e Farol) ultrapassaram as metas estabelecidas pela empresa para operações destinadas ao comércio exterior.

“De janeiro a março passado, o BNB contratou cerca de R$ 73,6 milhões em operações de câmbio com empresas que atuam no Estado, ultrapassando as expectativas do Banco para as contratações desse tipo. São financiamentos que facilitam as exportações, conhecidos como ACC (adiantamento de contrato de câmbio). O crédito é destinado à produção que vai ser exportada, na forma de recursos para aquisição de insumos e matéria-prima, ou então para adiantar o valor que a empresa vai receber com a exportação”, esclarece o superintendente estadual do BNB, em exercício, Marcos Machado.

As principais empresas que utilizaram os produtos de câmbio do BNB no primeiro trimestre foram a Copertrading, que comercializa os produtos da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas, e a Usina Laginha. “São justamente as empresas que figuram em 1º e 2 º lugar em participação na pauta exportadora do Estado, segundo o MDIC. Inclusive, os dados do Ministério mostram que a Copertrading aumentou 61,35% e a Laginha 83% as exportações no primeiro trimestre de 2006, se comparado ao mesmo período de 2005”, ressalta Machado.

Quanto aos principais produtos alagoanos exportados, o açúcar de cana bruto continua liderando com 70% da pauta exportadora. Nos três primeiros meses do ano, Alagoas exportou cerca de 748,8 mil toneladas desse açúcar. Machado chama a atenção no relatório do MDIC para o aumento de 335,64% nas exportações de produtos hortícolas alagoanos até o último mês de março.

Nesse período, a produção de Alagoas teve como principais destinos respectivamente a Rússia, o Japão e o Canadá, este último apresentando um aumento de 213% de importação de produtos alagoanos, em relação ao primeiro trimestre de 2005. Ainda em comparação ao ano passado, as exportações de Alagoas para a Holanda aumentaram 158%.

Fonte: BNB

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos