Wal-Mart pode passar Carrefour e virar 2º maior supermercado do país

A rede de supermercados Wal-Mart encostou no Carrefour no ranking dos maiores supermercados brasileiros divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Com o forte crescimento registrado pelo Wal-Mart com a compra dos ativos do grupo português Sonae no Brasil no ano passado, a diferença entre o faturamento dos dois grupos passou a ser bem pequena.

O Carrefour fechou 2005 com 11,8% de participação no mercado, o mesmo índice de 2004. Já o Wal-Mart terminou o ano passado com 11% do mercado. Em 2005, a rede tinha 6,2% e a Sonae, 4,4%.

"Há quem aposte que o Wal-Mart vai ultrapassar o Carrefour neste ano e também o contrário. Eu prefiro esperar os números fechados", disse o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira.

O Pão de Açúcar lidera o ranking da Abras com 15,2% de participação do mercado. No ano passado, a rede, que inclui o Extra e o CompreBem, tinha 15,8%. O faturamento das redes de varejo teve um crescimento real de 0,9%, fechando em R$ 106,4 bilhões em 2005.

O grupo Pão de Açúcar registrou faturamento de R$ 16,2 bilhões em 2005, contra R$ 15,4 bilhões no ano anterior. A rede Carrefour teve faturamento de R$ 12,5 bilhões no ano passado, contra R$ 12,1 bilhões em 2004. No caso do Wal-Mart, o faturamento de 2005 fechou em R$ 11,7 bilhões. Em 2004, o grupo havia registrado R$ 6,1 bilhões e o Sonae tinha R$ 4,3 bilhões.

O setor cresceu 1,3% em 2005 com abertura de 1.000 unidades. Para este ano, a expectativa da Abras é de crescimento similar. Oliveira ressaltou que as lojas menores, com até 250 metros quadrados, devem crescer mais neste ano.

Cartões

A análise da Abras é de que os cartões de crédito com a marca das redes varejistas estão em alta. Em 2004, eles representavam 13,2% das compras. No ano passado, esse índice subiu para 17,3%. As compras pagas por esse meio estão mais próximas daquelas efetuadas com cartões de crédito tradicionais, que, em 2005, representaram 19,4% dos pagamentos.

"Isso é resultado de trabalho das empresas que oferecem vantagens para quem tem o cartão e de parcerias de outras redes, principalmente das lojas menores, com empresas que oferecem os cartões", disse Oliveira.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos