Procomun alerta para crimes contra o consumidor

O Procomun alerta aos consumidores para ficarem atentos quanto a possíveis crimes cometidos por empresas e prestadores de serviços, independente dos períodos de aquecimento das vendas registrados durante todo o ano (como o Natal, Dias das Mães e Dia da Criança, por exemplo).

Um dos crimes contra o consumidor apontado pela diretora do Procomun, Wilza Malta, é empregar, na reparação de produtos, peça ou componen-tes de reposição usados sem a autorização prévia do consumidor.

Outra infração que os consumidores devem ficar atentos diz respeito a promoção de publicidade que sabe, ou deveria saber, ser capaz de induzi-lo a se comportar de forma que prejudique a sua saúde ou segurança.

Na cobrança de dívidas, utilizar de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, ao ridículo ou interfira em seu trabalho, descanso ou lazer, também é crime grave por parte da empresa.

A empresa que também não comunicar as autoridades competentes e aos consumidores os efeitos perigosos ou nocivos da utilização de produtos que o fornecedor venha a tomar conhecimento após a sua colocação no mercado, também é crime previsto no Código de Defesa do Consumidor.

O consumidor que se sentir prejudicado ou quiser obter mais informações sobre os seus direitos pode se dirigir a sede do Procomun, localizada na Praça Raul Ramos, nº 01, no bairro do Poço. O contato também pode ser feito pelo telefone 3327-3239.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos