Professores aprendem nova forma de ensino com lego educacional

Estímulo à criatividade, redução nos índices de evasão e aumento do interesse dos alunos pelos assuntos discutidos em sala de aula. Para Gilvana Fronzoni, coordenadora do curso Lego Educacional, esses são alguns dos benefícios imediatos verificados nas escolas que adotaram a ferramenta em sala de aula.

A partir do próximo mês, escolas da rede estadual vão poder conferir essas mudanças. Com o objetivo de preparar professores a trabalhar com o Lego Educacional em suas unidades de ensino, a Secretaria Executiva de Educação iniciou esta semana, no Centro de Formação Ib Gatto Falcão, Cepa, as capacitações para educadores das 40 escolas de ensino fundamental que serão contempladas com os kits do projeto.

No primeiro dia participaram da capacitação professores de 1ª a 4ª série de 13 escolas da rede estadual de ensino localizadas em Maceió e em União dos Palmares. Nesta quarta-feira, no mesmo horário e local, serão beneficiados 214 docentes de Matemática e Ciências de 5ª a 8ª série, pertencentes a 27 unidades de ensino de Maceió, Rio Largo, Messias, Atalaia, Cajueiro e São Miguel dos Campos. Neste caso, o curso será realizado no Cenfor e nas escolas do Cepa que possuem laboratório de informática.

Cursos – Nos dias 29 e 30, o mesmo curso será oferecido no Núcleo de Tecnologia Educacional de Arapiraca, contemplando 23 professores de 1ª a 4ª série de escolas estaduais localizadas em Poço das Trincheiras, Dois Riachos e Palmeira dos Índios. No mesmo local, nos dias 29, 30 e 31, também estão sendo capacitados 21 educadores de 5ª a 8ª série de unidades de ensino de Água Branca, Santana do Ipanema e Arapiraca.

Segundo a gerente do Programa de Tecnologia Educacional da Secretaria, Sônia Azevedo, a secretaria e a Lego já estão com toda a estrutura pronta para implementação do projeto: os equipamentos já chegaram e foram realizadas capacitações para os coordenadores do projeto no Estado – um ficará em Maceió e outro em Arapiraca – e para os 16 monitores que atuarão como suporte nas escolas.

“Os monitores são alunos de Matemática, Física e Pedagogia, e farão esse contato mais direto com as unidades de ensino, enquanto nós atuaremos como um elo”, explica Josefa Bernadete Gomes, coordenadora do projeto em Maceió.

O Lego Educacional é uma das mais avançadas ferramentas de tecnologia de ensino adotada no mundo todo e em milhares de escolas públicas e particulares do Brasil. “É uma técnica interessante, pois a ferramenta cria um cenário em que a criança aprende fazendo. Trabalha também a temática transversal, a qual permite que, dentro de um tema geral, o aluno aprenda em diversas áreas, como Sociologia, Meio Ambiente, Robótica, Matemática, o que está em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais”, comemora o secretário executivo de Educação, professor José Marcio Lessa.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos