Denilma Bulhões investe em humanização

Com uma política de humanização instituída, a Maternidade Denilma Bulhões – que realiza apenas partos normais – tem obtido destaque no atendimento a gestantes. Para chegar a esse patamar, os profissionais de saúde daquela Unidade passaram por treinamentos e capacitações, atendendo às diretrizes do Ministério da Saúde e do próprio SUS.

Um exemplo do novo perfil de atendimento da Casa Maternal pôde ser visto na última segunda-feira (22). Depois de chegar bastante nervosa à Casa Maternal, a gestante Ana Cláudia Nicolau dos Santos, moradora do bairro do Benedito Bentes, recebeu o atendimento adequado e deu à luz à pequena Ana Vitória. Ontem, ela amamentava tranquilamente seu bebê.

“Fui muito bem recebida. As enfermeiras e a médica me disseram que ia ficar tudo bem. E ficou”, conta, com um sorriso largo.

A melhoria do atendimento também se refletiu no significativo aumento de partos e outros procedimentos (consultas e exames) realizados na Denilma Bulhões. Para se ter uma idéia, em 2004 foram registrados 3.552 procedimentos, sendo 732 partos. Em 2005, só de nascimentos, foram 964. Os procedimentos chegaram a um total de 4.699. Este ano, antes mesmo do fechamento do mês de maio, 399 partos já haviam sido realizados.

“Estes números demonstram o resgate da credibilidade da nossa maternidade. A humanização dos serviços, sem dúvida, é o maior diferencial. Os partos mais tranqüilos e a rápida e melhor recuperação pós-parto também são reflexos desta relação humanizada entre médico e paciente”, explica Arnaldo de Araújo, assessor da Administração da Casa Maternal.

O incentivo à amamentação é outra diretriz imperativa, que norteia os trabalhos na maternidade. Duas vezes por semana, uma equipe de profissionais, entre assistentes sociais, enfermeiras e médicos, se reúne com mães e pais para conscientizarem da importância do leite materno. Com esta ação foi possível estimular as mulheres a amamentarem seus filhos e aumentar sensivelmente a doação de leite materno para o banco de coleta da instituição.

Neste quesito, aliás, a Casa Maternal se sobressai. O banco de coleta da maternidade, que em fevereiro de 2005 não registrava nenhuma doação, atualmente registra uma média de 35 litros/mês coletados.

“As mulheres podem doar o leite aqui, em qualquer dia da semana, ou estocar seu leite, por até 48h no congelador, que nós iremos buscá-lo, nas segundas e quartas-feiras, no próprio domicílio da doadora. Basta ligar para o 3315-5484”, esclarece Araújo, acrescentando que a maternidade promove, ainda, palestras educativas sobre o controle de natalidade e distribui 28 caixas de preservativos por mês.

“Mesmo com uma estrutura pequena de atendimento, a maternidade Denilma Bulhões é um exemplo de que é possível se fazer um bom trabalho na rede pública, principalmente, quando se tem, como princípio norteador, a humanização”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, João Macário.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos