Propaganda política na TV começa dia 15 de agosto

A partir do dia 15 de agosto começa a ser veiculada em cadeia de rádio e televisão a propaganda eleitoral gratuita. Os candidatos à Presidência da República terão espaço reservado no horário nobre todas as terças, quintas e sábados para apresentarem suas propostas. Se a eleição for para o segundo turno, os programas passam a ser diários.

Os programas dos candidatos à Presidência da República terão 50 minutos e serão divididos em dois blocos de 25 minutos cada. Na televisão, serão veiculados das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. No rádio, a propaganda política começa às 7h e vai até as 7h25 e depois é repetida das 12h às 12h25.

As campanhas dos governadores serão exibidas segundas, quartas e sextas-feiras. Assim como para os deputados federais, os blocos são de 20 minutos, totalizando 40 minutos de programa. Para os candidatos ao Senado o tempo é de 20 minutos, divididos em dez minutos de manhã e de noite.

A Justiça Eleitoral decidiu que os programas poderão apresentar imagens externas. O Congresso chegou a aprovar na minirreforma eleitoral que os programas se resumissem ao candidato e à câmera, mas o artigo foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão recebeu o apoio até mesmo dos partidos de oposição que poderão divulgar nas campanhas as imagens das CPIs, enquanto que Lula poderá mostrar as obras que inaugurou durante sua gestão.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos