Alagoanos embarcam para Missão de Paz no Haiti

A solenidade de despedida ao pelotão alagoano, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, que embarcará para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, será realizada nesta quarta-feira,31, às 13h30, no pátio do Batalhão. Após o evento, os 29 militares seguem para Recife, onde se juntam ao restante do contingente. A saída para o Haiti será da base aérea da capital pernambucana, no dia 1 de junho (quinta-feira).

Diversas autoridades do estado e do município estarão presentes a esta solenidade, que terá como foco principal o apoio das famílias e dos amigos para os jovens que irão cumprir uma missão em país estrangeiro.
O treinamento do pelotão desde o início do ano foi dividido em três fases. A primeira foi de instrução preliminar, executada nas cidades de Maceió e Recife. Nesta fase os militares realizaram trabalhos de: adestramento de tiro, instrução de primeiros socorros, maneabilidade, medidas administrativas, preparação física, além de testes psicotécnicos e físicos.

A segunda fase foi compreendida de instruções peculiares executadas principalmente nas cidades de Recife e João Pessoa. O pelotão foi treinado para combate em localidade e ações de GLO (garantia da lei e da ordem). Estas ações são compostas de: controle de distúrbio civil, escolta de comboio, segurança de autoridades, patrulhamento ostensivo, operações de busca e apreensão, postos de bloqueio e controle de estradas (check point), defesa de ponto sensível, além da preparação física. A terceira e última fase foi instrução específica. Neste período foram ministradas as instruções impostas pela ONU, estágio básico de combatente de força de paz, estágio avançado de combatente de força de paz, e preparação física.

Além de Alagoas, os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Goiás também enviarão militares para compor o Batalhão. O pelotão é formado por 30 (trinta) homens, sendo um Tenente no comando, um sargento como adjunto do comando, e mais três sargentos liderando os Grupos de Combate (GC) composto de cabos e soldados. Esta é a primeira vez que uma tropa do 59º BIMtz fará parte de uma missão de paz no exterior.
Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) foi iniciada em 01 de junho de 2004.

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos