Venda de produtos industrializados ao exterior deve continuar crescendo

O Brasil está aumentando a participação real nas exportações mundiais, sem que isso seja puxado somente pelas commodities, afirmou hoje o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles.

Segundo ele, a tendência é de aumento das exportações globais ao exterior e dos produtos industrializados. O aumento das vendas ao exterior no acumulado dos últimos 12 meses até abril foi de 19%, enquanto que o das exportações de manufaturados no mesmo período foi de 17,3%.

"O Brasil está tendo um ganho de participação nas exportações mundiais. Não há dúvida de que todos os países se beneficiam quando existe um crescimento do comércio internacional, só que o Brasil está tendo um ganho de participação nas exportações", ressaltou.

Segundo ele, esse movimento é resultado da maior capacidade competitiva da economia brasileira gerada pela maior estabilidade do país. "O Brasil tem hoje uma economia mais estável, portanto, não se esperam crises periódicas que possam afetá-la de forma importante, como aconteceu no passado. Isso está permitindo que o Brasil fique cada vez mais competitivo", disse, acrescentando que um número maior de exportadores acredita que a inflação brasileira vai estar na meta, o que permite um planejamento a prazos maiores.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos