Pneus de avião da TAM estouram em pouso e assustam passageiros

A aterrissagem de uma aeronave da TAM, que teve três pneus estourados e parou a cerca de cem metros do limite da pista, provocou pânico nos 154 passageiros que chegavam a Macapá (AP) à 0h50 desta sexta-feira.

Segundo o superintendente da Infraero no aeroporto internacional de Macapá, Júlio Kuenzo, durante o pouso, o piloto sentiu que no final da cabeceira não daria para parar a aeronave e efetuar o contorno e teve, então, de acionar o freio de emergência.

Acionado o dispositivo, as rodas travaram, e três dos pneus do avião, arrastados por 200 metros, estouraram devido ao atrito com o solo.

Por pouco, não ocorreu uma tragédia, afirmou Kuenzo. "Houve apenas um grande susto. Mas se o comandante não tivesse feito o procedimento, haveria um grave acidente. Foi um ato heróico, em que ele usou perícia e conhecimento."

Não houve feridos. O vôo 3448 havia saído de Brasília (DF) e feito escala em Belém (PA). Devido ao incidente, a pista foi interditada. Um outro vôo da TAM, um da Gol e um da Varig tiveram de ser cancelados pela manhã. A pista só foi reaberta às 8h.

A aeronave da TAM, uma Airbus 320, teve os pneus trocados e foi rebocada para o pátio da companhia. Peritos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) viajaram ainda nesta sexta ao Estado para apurar as causas do incidente. A equipe de profissionais foi deslocada da 1ª Gerência de Belém.

Segundo Kuenzo, a pista atende a todas as normas de segurança e o tempo estava bom no momento do pouso. Apesar de ter elogiado a atuação do piloto, ele não descarta um equívoco do comando. "Há duas hipóteses: problema na aeronave ou erro de cálculo."

A TAM informou, por meio de uma nota, que "a apuração do fato está a cargo das autoridades competentes com a cooperação da equipe técnica da companhia aérea". A assessoria de imprensa da TAM disse ainda que qualquer hipótese levantada antes de um laudo oficial é "especulação".

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos