Ministério da Saúde distribui vacina da Tríplice Viral

O Ministério da Saúde começou a distribuir para todo Brasil, desde sexta-feira, mais de um milhão de doses da Tríplice Viral. A vacina previne, entre outras doenças, o sarampo.

No final de maio, a procura pela vacina aumentou em virtude da Copa do Mundo na Alemanha. O motivo é o alerta dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que alguns países europeus, entre eles a Alemanha, relataram casos de sarampo recentemente.

Além das vacinas liberadas para distribuição, 4 milhões já estão prontas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ao longo de junho, as doses serão liberadas de acordo com a demanda dos estados.

Nos aeroportos de Guarulhos e Campinas (SP), a vacina está disponível nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, e extremamente contagiosa. É transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. No Brasil, desde o ano 2000, não existe registro de pessoas que tenham contraído sarampo. Os casos registrados são apenas de pessoas que vieram de algum outro país com a doença.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos