Dia "D" de combate a paralisação infantil

Alagoas24horasBebê recebe a dose da vacina contra a poliomeliete

Bebê recebe a dose da vacina contra a poliomeliete

Hoje é o dia “D” da vacina contra a poliomielite, ou seja, o dia de mobilização nacional para a imunização de crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A campanha municipal, que começou na segunda-feira, vai até o dia 16 e conta com cerca de 700 trabalhadores da saúde, 60 postos fixos e 152 volantes.

“A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças nesta faixa etária, o que equivale a 89.939 pequenos maceioenses. Até agora, temos sentido uma grande adesão da população. A partir do dia “D”, no entanto, a perspectiva é que esta adesão aumente ainda mais”, diz a enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, Dayse Pereira Dias.

A abertura oficial do dia “D”, que será realizada na Unidade de Saúde Pitanguinha, no Farol teve as presenças do prefeito de Maceió, Cícero Almeida, e do secretário municipal de Saúde, João Macário. Para as crianças, uma equipe de animação infantil fará a festa.

A vacinação será feita, ainda, em algumas escolas, supermercados, shoppings, associações de moradores e maternidades. A zona rural também estará contemplada neste dia. “O importante é não deixar nenhuma criança de fora”, alerta Dayse. A segunda etapa da campanha acontece no dia 26 de agosto.

A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma infecção viral aguda, que uma vez invadindo o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores, podendo causar lesões que resultam em paralisia. Eventualmente, a doença pode evoluir para o óbito.

Atualmente, contudo, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado aconteceu em 1989, há 17 anos. Para evitar a reintrodução do poliovírus selvagem é imperativa, portanto, a vigilância e a manutenção dos programas de imunização. Em Maceió, estão disponibilizadas 104.125 doses da vacina.

No 1º Centro de Saúde, localiuzado em frente à Praça das Graças, no Prado, o movimento foi considerado excelente pelas enfermeiras, que frizaram que a campanha prossegue até o dia 16 em qualquer unidade de saúde e postos volantes.

Fonte: Secom/ Prefeitura de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos