Diário Oficial publica relação de monitores aprovados

A edição desta quarta-feira do Diário Oficial traz a relação dos 1.630 candidatos aprovados no processo seletivo para contratação temporária de professores-monitores que irão atuar em turmas de ensino fundamental e médio da rede pública estadual de ensino.

O resultado da seleção também está disponível nas coordenadorias regionais s e na sede da Secretaria Executiva de Educação. Nesta quinta e sexta-feira os candidatos que se sentirem prejudicados podem encaminhar recurso ao setor de protocolo da secretaria, no horário das 8h às 14h.

No dia 28 será divulgado o resultado final e, no dia 30, a homologação e publicação dos nomes dos aprovados no Diário Oficial do Estado. Os candidatos aprovados foram avaliados através da prova de títulos, cujos critérios podem ser conferidos no edital.

Contratação necessária

O concurso público realizado em 2005 não foi suficiente para suprir a carência de professores em algumas disciplinas, tanto na capital como no interior do Estado. Foram ofertadas 5.007 vagas. O concurso aprovou 2.225 candidatos, dos quais 2.140 já foram nomeados.

Para tentar solucionar o problema, a Secretaria Executiva de Educação publicou no dia 9 deste mês, também no Diário Oficial, o edital com as normas para a realização de processo seletivo para a contratação dos monitores.

A Secretaria Executiva de Educação corre contra o tempo e a vigência da Lei Eleitoral, que poderia inviabilizar essa contratação temporária, e necessária, sob pena de os alunos ficarem sem aula em algumas disciplinas até o final do ano letivo.

“Não podemos ir de encontro ao interesse público. Grande parte desses alunos irá prestar vestibular ano que vem e eles têm de estar preparados para o concurso. Enfim, estamos empenhados em oferecer uma melhor condição de trabalho para os profissionais da Educação, como também uma melhor qualidade de ensino para os nossos alunos”, considera o secretário José Marcio Malta Lessa.

De acordo com Teresa Porto, presidente da comissão responsável pela organização do concurso, a maior carência de professores encontra-se nas disciplinas de Matemática, Química e Física. Os monitores atuarão com carga horária de, no máximo, 40 horas semanais, de acordo com as necessidades da rede estadual de ensino.

“Esses monitores irão ocupar a carência não preenchida pelo concurso público. Por isso, a contratação será imediata, para que os alunos não sejam prejudicados nessas disciplinas durante o ano letivo em curso”, explica Teresa.

Nomeações

Da relação dos aprovados no último concurso, restam poucos que ainda não foram nomeados dentro das vagas ofertadas. A maioria não está relacionada para as áreas de maior carência. Eles serão lotados em escolas novas ou que forem ampliadas, ou substituirão automaticamente os servidores que se aposentem ou que deixem o serviço público por outro motivo.

“O contrato do monitor tem validade de um ano para atender uma necessidade emergencial. Nesse período, a rescisão do contrato pode acontecer a qualquer momento, tão logo o concursado seja nomeado”, explica Teresa.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos