AL atinge 94,66% de cobertura na campanha contra a aftosa

O governo de Alagoas comemora os resultados da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que registrou um índice de cobertura de 94,66% do total do rebanho existente. Com esse resultado, o Estado ficou acima da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, que era de uma cobertura de 80% em cada município, dando um passo importante para sair da zona de risco desconhecido.

“Assumimos o compromisso de erradicar, de uma vez por todas, a febre aftosa em nosso Estado e, com esse resultado positivo da vacinação, estamos honrando o compromisso assumido”, ressaltou o governador Luis Abílio ao comentar o balanço final da campanha.

Para o governador, a atual administração está no caminho certo no combate à febre aftosa, quando vem superando a cada ano os índices de vacinação, visando tirar Alagoas na zona de risco desconhecido. “Todo esse trabalho que vem sendo realizado visa desenvolver o nosso Estado também na agricultura. Mas para isso, precisamos alcançar a classificação de zona de risco médio”, frisou.

Com a vacinação e declaração de vacinação de 94,66% do total de rebanho – estimado em cerca de 1 milhão de cabeças – em abril último foram imunizados aproximadamente 956 mil e 280 animais, superando as metas do Ministério da Agricultura. Dos 102 municípios alagoanos, em 49 deles o índice de cobertura foi de 100%. Nos demais municípios, o índice ficou acima dos 80%.

“O sucesso da campanha de combate à febre aftosa é resultado do trabalho do governo estadual, dos nossos técnicos, das entidades de classe e dos pecuaristas, que se conscientizaram da importância de vacinar e declarar o rebanho”, afirmou o secretário executivo de Agricultura, Irrigação, Pesca e Abastecimento, Kleber Torres.

Segundo ele, outro fator importante para se chegar a um índice de cobertura satisfatório foi a distribuição gratuita de vacinas ao pequeno pecuarista com rebanho de até dez animais. “Agora, vamos trabalhar outras frentes para tirar, até o final deste ano, Alagoas da zona de risco desconhecido”, disse.

Adeal – A estruturação dos escritórios regionais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal) em todas as regiões do Estado é a próxima ação do governo alagoano. “A agência, inclusive, está funcionando em sua sede com funcionários disponibilizados pela nossa secretaria”, disse.

Kleber Torres informou ainda que o governo vai contratar por período temporário mais 60 funcionários para a agência, sendo 10 veterinários, 30 técnicos agrícolas e 20 para a área administrativa. “A contratação já foi autorizada pelo governador Luis Abílio, que está empenhado em colocar o Estado na zona de risco médio, abrindo nossas fronteiras para a comercialização de produtos animais e vegetais”, afirmou.

De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Executiva de Agricultura, o índice de vacinação ficou assim nas dez regionais do Estado: Maceió (94,93%), Viçosa (92,31%), Palmeira dos Índios (87,41%), Arapiraca (93,20%), União dos Palmares (96,34%), Santana do Ipanema (99,50%), Penedo (89,20%), Delmiro Gouveia (97,60%), Batalha (96,86%) e Litoral Norte (99,33%).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos