HU passa ser referência no tratamento de câncer

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário deve iniciar o serviço de radioterapia até outubro próximo, tempo previsto para que a Comissão Nacional de Energia Nuclear autorize o funcionamento do acelerador linear. O equipamento, de tecnologia avançada e avaliado em cerca de US$ 600 mil dólares (aproximadamente R$ 1,8 milhão), um dos mais modernos do país e está pronto para ser utilizado no tratamento dos pacientes com câncer.

Habilitado pela Comissão Bipartite como a referência no Estado para os serviços de oncologia, o Cacon já funciona em sua nova estrutura com a quimioterapia e tratamento cirúrgico, além do atendimento ambulatorial. A radioterapia é a opção que falta para garantir a assistência integral ao paciente oncológico. Segundo o coordenador de radioterapia do Cacon, José Wilson Ramos Braga Júnior, o acelerador linear também oferece a possibilidade de tratamento com elétrons, indicado para combater tumores superficiais.

O novo serviço do Hospital Universitário dispõe ainda da braquiterapia de alta taxa de dose, tratamento indicado principalmente no caso de câncer ginecológico, totalmente automatizado e que segundo Wilson Ramos preserva as células saudáveis.

No início deste mês, como informa o diretor geral do Paulo Teixeira, o HU recebeu 15 profissionais cedidos pela Uncisal para integrar a equipe de servidores do Cacon. “A carência de recursos humanos é um dos principais entraves para que o serviço funcione em sua plenitude, mas deve ser sanado através de uma parceria envolvendo o governo do Estado (Sesau/Uncisal) e a Universidade Federal de Alagoas”. Segundo Teixeira, quinze profissionais das áreas administrativas e especialidades médicas foram cedidos de unidades de saúde da Uncisal para trabalhar no HU e outros 25 estão sendo esperados.

Diagnóstico

Com o reforço de recursos humanos o Cacon poderá oferecer à rede pública de saúde a assistência integral e multiprofissional aos pacientes com câncer. Por definição o Cacon é um hospital geral onde se procedem o diagnóstico e o tratamento das neoplasias malignas mais freqüentes na população, caracterizando-se por dispor de todos os recursos humanos e equipamentos dentro de uma mesma estrutura organizacional, visando prestar atendimento de forma multiprofissional e integrada, ou seja, englobando a prevenção, o tratamento clínico, tratamento cirúrgico, quimioterapia e radioterapia.

A construção do Cacon no Hospital Universitário, segundo avaliação da reitora Ana Dayse, é fruto de um esforço e desempenho integrado de profissionais da instituição e das três esferas de governo. Segundo a reitora, a estrutura do novo serviço, construída com recursos do governo do Estado, está pronta para absorver à demanda dos pacientes oncológicos, além de oferecer a formação de recursos humanos da área da saúde.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos