Codevasf capacita jovens em Sergipe e Alagoas

Com a finalidade de formar uma consciência produtiva e ambientalista nos jovens do Baixo São Francisco, a Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, está promovendo cursos da capacitação de 70 jovens em Sergipe e Alagoas.

Por meio do Projeto Amanhã da Codevasf, no período de 3 a 7 de agosto, 50 jovens sergipanos estão sendo capacitados em atividades produtivas como a piscicultura, produção de ervas medicinais, apicultura, artesanato, ecoturismo e produção de mudas.

Em Alagoas, 20 jovens participam do curso de produção de mudas florestais nativas e de coleta e beneficiamento de sementes, no município de Canindé do São Francisco.

Os cursos fazem parte das ações que a Codevasf desenvolve dentro do Programa de Revitalização do rio São Francisco e é ministrado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e pelo Instituto Xingo.

O principal objetivo é a estruturação da Rede de Sementes Florestais do Baixo São Francisco, cuja formatação foi iniciada em 2005 pela Codevasf de Sergipe. A meta da Codevasf até 2007 é a de produzir mais de 200 mil mudas nativas e reflorestar 200 hectares de matas ciliares em todo o Baixo São Francisco.

Segundo o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, coordenador da ação na Codevasf/SE, uma das maiores carências em toda bacia do rio São Francisco é a falta de produção de mudas nativas. “Com a capacitação do grupo de jovens, esperamos superar esse déficit e iniciar uma nova atividade na região: a produção de mudas com qualidade”, informou.

Fonte: Ministério da Integração

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos