Detran-AL adere ao Sistema Nacional de Gravames

O Estado de Alagoas integrará o Sistema Nacional de Gravames (SNG) a partir da próxima segunda-feira. O sistema permite a comunicação eletrônica entre as instituições financeiras, que operam com financiamento de veículos, e os Detrans, evitando qualquer interferência humana no instrumento de liberação de gravames. Isso elimina a utilização da diversidade de documentos "em papel", na relação entre financeiras, proprietários de veículos e Detrans, evitando possíveis adulterações.

“Com a eliminação do uso do papel, ocorre um aumento na segurança do processo e, conseqüentemente, a eliminação de fraudes e erros”, informou a chefe do setor de Registro Nacional de Veículos (Renavam) do Detran-Alagoas, Vânia Soares.

Para o diretor geral do órgão, tenente coronel João Marinho, a inclusão do Detran-Alagoas no SNG foi mais um passo na busca pela moralização do órgão e extinção de fraudes. “Essa medida permite maior integridade na informação e segurança em nossas ações. Buscamos proporcionar ao usuário credibilidade e satisfação com a certeza de que todas as possibilidades de fraudes envolvendo documentos ligados ao Detran-Alagoas foram extintas”, esclareceu Marinho.

A consulta ao SNG, além de fornecer todos os dados do contrato, ainda mostra os dados básicos do veículo e do financiado. São considerados gravames os documentos de alienação fiduciária, arrendamento mercantil, reserva de domínio e penhor de veículos.

Suspensão de serviços

Devido à operacionalização da implantação do Sistema Nacional de Gravames no Estado, os serviços on-line do site da autarquia (emissão de guias e consultas) e o Disque Detran 24h também ficam indisponíveis hoje até as 8h da segunda-feira, quando o atendimento volta ao normal, com o novo sistema no ar.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos