Sem-terra desbloqueiam trecho de acesso a Porto Calvo

Após cerca de 10 horas de manifestação, os trabalhadores sem-terra ligados ao Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL) desbloquearam um dos trechos inclusos no plano de mobilização que faz parte das comemorações dos quatro anos de movimento e que está ocorrendo em várias partes do país.
Segundo a ouvidora agrária do Incra, Katiúcia Mendes, a informação que se tem é que apenas o trecho que dá acesso ao município de Porto Calvo foi liberado pelos sem-terra.

Ela conta que, desde o início do protesto, está em processo de negociação com os manifestantes e que uma reunião já está confirmada para amanhã, às 14h, na sede do Incra, onde voltarão a discutir a pauta de reivindicações do Movimento. Ela disse também que a coordenação estadual do MTL exige uma audiência com o Governo do Estado também para amanhã, mas nada está confirmado.

Os bloqueios começaram por volta das 9h em três trechos do Estado, na BR 101, no trevo de Flexeiras e na AL 101 Norte, em direção a Porto Calvo e Maragogi. Os atos fazem parte de uma mobilização nacional em comemoração aos quatro anos de fundação do MTL e visa brigar pelo cumprimento da pauta de reivindicações que segundo os coordenadores “não tem avançado no campo, no âmbito da reforma agrária, com o acesso a terra e aos créditos; nem na cidade, já que os companheiros vivem em condições precárias”, explica Rafael Silva, um dos coordenadores estaduais do Movimento.

Até amanhã haverá continuação da chamada Jornada de luta Nacional com ações em vários estados pelos direitos negados aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade pela reforma agrária e urbana de fato. Nacionalmente 10 mil famílias estarão participando desse ato. Em Alagoas, duas mil famílias sem terra e assentado e sem teto estarão lembrando que não abrirão mão de direitos conquistados e nem se acomodarão em conquistar o que ainda não estar garantido, através dos atos e reuniões programadas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos