Brasil perde para Bulgária na abertura das finais da Liga Mundial

FIVBBrasileiros cometeram inúmeros erros e foram derrotados pela Bulgária na Liga

Brasileiros cometeram inúmeros erros e foram derrotados pela Bulgária na Liga

O Brasil começou mal a sua participação nas finais da Liga Mundial masculina de vôlei. Na manhã de hoje, a seleção não descobriu uma maneira em parar o jogo de força da Bulgária e foi derrotada por 3 sets a 0, com parciais de 25-17, 25-23 e 25-20, em Moscou, na Rússia.

Com o resultado, o Brasil perdeu a invencibilidade na Liga Mundial. A equipe foi a única que venceu todos os jogos na primeira fase. O time não perdia há mais de um ano, quando foi derrotado em casa pelos Estados Unidos na final da Copa América. Ao todo, foram 22 vitórias consecutivas.

A Bulgária, que nas últimas três edições da Liga terminou entre os cinco melhores, usou o saque potente para quebrar o passe brasileiro. Além disso, contou com muitos erros do Brasil, principalmente no primeiro e terceiro sets, para bater os atuais tricampeões da Liga com certa facilidade.

Agora, para manter a chance de título, a seleção brasileira precisa vencer os dois próximos jogos. Nesta quinta, enfrenta o outro rival do grupo F, a Itália, dona de oito títulos na Liga. Na sexta, joga contra um adversário do grupo E, a Rússia, sede da fase final.

Em Moscou, o Brasil defende um tabu. Desde que Bernardinho assumiu o cargo de treinador, em 2001, o time nunca perdeu um campeonato jogando na Europa.

Para manter a escrita e chegar ao sexto título da Liga Mundial, Bernardinho dividiu o grupo na última semana. Assim, os jogadores considerados titulares foram treinar na Itália, enquanto os outros enfrentaram Portugal em Fortaleza.

O time que começou jogando a partida contra a Bulgária foi formado pelos atletas que treinaram na Itália, com o levantador Ricardinho, os pontas Giba e Dante, o oposto André Nascimento e os centrais Rodrigão e André Heller. A única exceção foi o líbero Escadinha.

Desta forma, Bernardinho decidiu não usar Gustavo. Titular da equipe, o jogador ainda não está na forma ideal, uma vez que ficou dois meses longe das quadras para acompanhar o tratamento da mulher, que estava com um tipo raro de câncer.

Na partida, a Bulgária mostrou qual seria a imagem no jogo desde o primeiro ponto, quando Zhekov bloqueou um ataque de André Nascimento. Em pouco tempo, os búlgaros abriram cinco pontos de vantagem (11-6).

Bernardinho não demorou para mexer na equipe, colocando Marcelinho no lugar de Ricardinho. Entretanto, a mudança não deu resultado. A seleção continuou errando bastante. E um ataque para fora de André Nascimento deu o set à Bulgária, por 25-17.

No segundo set, o Brasil conseguiu equilibrar um pouco mais as ações. A seleção melhorou o passe, e deixou de errar tantos contra-ataques. O time brasileiro chegou a liderar o placar (9-8), após um bloqueio duplo.

Mas a Bulgária não se abateu com a reação dos campeões mundiais e olímpicos. Um ataque para fora de Dante fez com que os búlgaros abrissem quatro pontos de vantagem (15-11).

Bernardinho novamente mudou o time, colocando Anderson, Marcelinho e Murilo. O Brasil reagiu e empatou (21-21) justamente em um ataque de Murilo.

Mas nos momentos finais, a Bulgária usou mais uma vez a força para fechar o set em 25-23.

O resultado parece ter deixado o Brasil desconcentrado. Tanto que a Bulgária fez 4-0 no início do terceiro set. A seleção ainda reagiu, empatando em 5-5, mas não teve consistência para administrar a ascensão.

Assim, a Bulgária abriu vantagem, e fechou o set em 25-20, em um erro de saque de Ricardinho.

Fonte: UOL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos