Candidatura de Collor fica para 1° de setembro

O registro da candidatura do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB), ao Senado, deve ser confirmado, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), só no dia 1° de setembro.

O anúncio, em caráter oficial, pelo próprio Collor, estava agendado para hoje, dia 28, ligando a data ao número do partido – 28, segundo o deputado Cícero Ferro (PMN), em pronunciamento na Assembléia Legislativa do Estado (ALE).

Só que, no final de semana, Collor teria se reunido com aliados e um outro grupo político. Após as duas reuniões Collor conversou com um parlamentar, candidato à reeleição e discutiu a possibilidade de só confirmar o registro na próxima sexta-feira.

Desta vez, segundo o parlamentar, que acompanha o ex-presidente, o motivo não está ligado a Ronaldo Lessa (PDT), líder nas pesquisas divulgadas até agora. “Ele está com muita vontade de cair em campo, mas é uma eleição dura para todos e a entrada dele (Collor) vai mexer com tudo o que foi planejado pelos candidatos ao Senado, passando pelo executivo e até nas proporcionais. Collor já tem o apoio de muitos prefeitos, vereadores e deputados. Pode ser hoje, mas tudo indica que fique para a sexta-feira”, garante o parlamentar.

Prazos

De acordo como Tribunal Regional Eleitoral, Collor ou qualquer outro candidato ao Senado pelo PRTB tem até o dia 1º de setembro para apresentar candidatura. O prazo foi estabelecido por causa da publicação do acórdão de renúncia do candidato Eraldo Firmino, que substituiu o primeiro candidato lançado pelo partido ao Senado, Givaldi.

"Como ele renunciou, o partido pode lançar um novo candidato dez dias depois da publicação do acórdão. Caso esse prazo não seja cumprido, o partido ficará sem candidato ao Senado", disse o coordenador de Registros do TRE, David Magalhães.

E como renunciou, Eraldo Firmino não pode mais voltar atrás e se candidatar, mas poderá ser suplente de outro candidato.

As regras foram estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, e estão no artigo 13, da lei 9.504/97, que fala sobre substituições para as eleições de cargos majoritários.

Atualizado às 17h45

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos