Associação produz licor e sabonete de leite de cabra

A Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão (CAFISA), ligada ao Arranjo Produtivo Local da Ovinocaprinocultura, passou a ter, esta semana, seus produtos comercializados no supermercado Palato.

Os consumidores poderão adquirir o leite de cabra pasteurizado e os derivados, iogurte e licor, produzidos no condomínio industrial Selma Bandeira, localizado no município de São José da Tapera. A mini-usina beneficia diretamente 43 famílias. Além desta usina, está em fase de conclusão a de Pão de Açúcar com previsão de funcionamento em 60 dias. Esta mini-usina irá beneficiar 60 famílias.

Uma outra novidade da cooperativa é a produção de sabonete de leite de cabra feita pela Associação Comunitária do município de Maravilha. O sabonete foi comercializado no último final de semana, durante a I Feira de Agricultura Familiar de Alagoas.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento, Solange Viégas, essa comercialização é um incentivo à produção de maior qualidade, agregando mais valor ao produto e gerando rentabilidade às famílias envolvidas.

O APL da Ovinocaprinocultura vem desenvolvendo ações em 22 municípios da região do sertão alagoano. Atualmente o Arranjo envolve cerca de dois mil produtores e quatro assentamentos em Pão de Açúcar, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Em Delmiro Gouveia foi feita a licitação para a implantação de um frigorífico, que será construído após o período eleitoral.

Desde que foi implantado, pelo Governo do Estado, por meio da Seplan, em parceria com o Sebrae, o Programa de Arranjos Produtivos Locais vem somando resultados nos setores de apicultura, piscicultura, mandioca, móveis, laticínios, turismo, cultura, tecnologia da informação e ovinocaprinocultura.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos