MP dá prazo de dez dias para governo resolver problemas da Educação

Alagoas 24 HorasO auditório do MP ficou lotado de estudantes e professores

O auditório do MP ficou lotado de estudantes e professores

Cerca de 150 pessoas, entre estudantes, pais de alunos, professores e diretores estiveram na tarde de hoje, na sede do Ministério Público, no Poço para discutir com os promotores da Fazenda Pública Estadual, Jamyl e Barbosa e Cecília Carnaúba, à Carência de professores, afastamento de monitores, atraso no calendário escolar e segurança das escolas em Maceió.

Na ocasião os promotores de Justiça Cecília Carnaúba e Jamyl Barbosa vão discutir as denúncias sobre os problemas relacionados à falta de professores de Matemática, Física, Química e Biologia, que vem gerando pendências para conclusão dos anos letivos 2003, 2004 e 2005 além da falta segurança e estrutura.

Para a representante dos pais da escola Teonilo Gama, Dorgilene Lourenço, os alunos na rede pública não tem uma boa educação devido à precariedade de professores, segurança e estrutura da escola. “O Governo não mostra interesse na educação, vemos alunos sem aula porque não tem professores, muitos estudantes sendo assaltados na saída da escola por falta de policiamento. Um verdadeiro descaso”, diz.

O diretor da Escola Teonilo Gama, Luciano Luis Araújo, por exemplo, afirma que uma das maiores preocupações dos professores é o mau desempenho dos alunos no Processo Seletivo Seriado (PSS), já que a correria e a falta de estrutura não desestimula ainda mais o alunado além da precariedade na educação de alunos vindos da rede municipal.

"Uma pesquisa realizada na escola constatou que 240 alunos cursando a 6 série transferido da rede municipal para estadual não sabiam ler. Isso é um agravante na formação acadêmica deles posteriormente" afirma.

Segundo a representante do Sindicato dos Trabalhadores das Escolas de Maceió, Girlene da Silva, o objetivo da reunião é defender a qualidade da escola que é um problema generalizado em todo estado. “As escolas passam todos os dias por dificuldades enormes, especialmente a falta de professores. Vemos que os professores aprovados no concurso publico, mesmo sendo um número insuficiente, não foram convocados todos. O que ocorre é uma morosidade por parte do Governo”, diz.

O governo terá um prazo de 10 dias para apresentar ao MP soluções imediatas para o problema para que possam assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Caso não descumpram a determinação, será punido com uma multa que varia de mil a R$100 mil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos