Avaliação da ANS mostra que planos de saúde ainda precisam melhorar

As operadoras de planos de saúde brasileiras ainda precisam melhorar o atendimento aos usuários. A conclusão é do diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fausto Pereira dos Santos. Hoje (5), a ANS divulgou o resultado de uma avaliação com 906 operadoras. Dentre as 723 empresas de planos médico-hospitalares, a nota média foi de 0,551 em uma escala de zero a um.

“É um resultado que mostra ao setor de saúde suplementar no Brasil que ele ainda precisa aprimorar muito seus mecanismos de qualificação, para que possa oferecer melhor assistência à saúde dos beneficiários dos planos”, disse Santos.

A nota da avaliação é obtida analisando-se o desempenho das operadoras nas áreas de atenção à saúde, de estrutura e operação, econômico-financeira e de satisfação do beneficiário. A pior nota ficou com a parte de atenção à saúde (0,434), justamente aquela que leva em consideração indicadores como a taxa de internações.

“Na verdade, as empresas controlam o número de procedimentos executados e não têm uma lógica de acompanhamento de qual foi o resultado para o cliente. Por exemplo, você acompanha o número de pré-natais e de ultrassons que foram feitos, mas não acompanha se o bebê nasceu bem, se ele foi encaminhado para um CTI ou até se houve uma natimortalidade”, disse.

As 183 operadoras de planos odontológicos conseguiram desempenho ainda inferior: 0,506. Na área de atenção à saúde, a nota foi de apenas 0,342, na escala de zero a um. Outras 1.108 operadoras de planos de saúde não foram avaliadas pela ANS porque enviaram informações com erros à pesquisa ou simplesmente porque não mandaram os dados para a agência. Segundo a ANS, há 42 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil.

Fonte: Agência Brasil

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