Médicos franceses realizam 1ª cirurgia com gravidade zero

APCirurgia foi realizada a bordo de um avião

Cirurgia foi realizada a bordo de um avião

Um grupo de médicos franceses realizou nesta quarta-feira, pela primeira vez na História, uma cirurgia em ambiente de gravidade zero. A intervenção aconteceu a bordo de um Airbus, que decolou de Bordeaux e voou durante três horas até que os médicos concluíssem o trabalho.

O experimento foi realizado em um paciente voluntário que tinha um pequeno tumor no antebraço. A técnica pode servir de modelo para futuras cirurgias na Estação Espacial Internacional (ISS) ou em qualquer outra estrutura situada no espaço.

A operação foi coordenada pelo chefe do serviço de cirurgia plástica do hospital universitário de Bordeaux, Dominique Martin, em colaboração com o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES).

A equipe médica, auxiliada por militares pára-quedistas, teve de usar equipamentos presos ao piso do avião para poder trabalhar. Os instrumentos utilizados foram menores do que os habituais. Para evitar que flutuassem devido à falta de gravidade, eles eram repousados em poderosos imãs instalados ao lado do paciente, que permaneceu literalmente preso com correntes durante a operação.

A intervenção também serviu para testar novas técnicas de anestesia e cirurgia em circunstâncias de gravidade zero.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos