Exército treina tropas alagoanas para participar das eleições

Alagoas24horasAlagoas24horas

Aulas práticas e teóricas fazem parte do treinamento dos soldados do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada nesta semana, em preparação para a atuação no pleito que será realizado no próximo domingo.

Ao todo, cerca de 300 homens aumentarão a segurança da população, em oito cidades do interior, que tiveram o pedido de tropas federais feito pelo Tribunal Regional Eleitoral e aceito pelo Tribunal Superior Eleitoral.

As cidades são Coruripe, Rio Largo, Satuba, São Luiz do Quitunde, Batalha, Delmiro Gouveia, Minador do Negrão e Flexeiras, que apresentam histórico de violência e focos de tensão durante o período eleitoral.

De acordo com o sub-comandante do batalhão, major Fernando Montenegro, os homens estão divididos em nove pelotões e um ficará de reserva. “Eles estão sendo treinados especificamente para as eleições desde a segunda-feira. Mas essa é uma operação normal, uma missão constitucional. Nos municípios, a distribuição dos homens será proporcional ao número de habitantes”, explicou.

Outros 12 municípios

No fim da noite de ontem, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu enviar tropas para mais 12 municípios de Alagoas; dessa vez, o pedido foi feito pelo governador Luis Abílio ao TRE.

O governador justificou a solicitação dizendo que não poderá contar com mil soldados combatentes, que ingressaram recentemente na corporação e ainda estão sendo treinados, e com o surgimento de novos focos de tensão.

Com a decisão do TSE, os municípios que também receberão o reforço das tropas são Arapiraca, União dos Palmares, Ibateguara, Olho D’Água das Flores, Atalaia, Piranhas, Palmeira dos Índios, Traipu, Estrela de Alagoas, Roteiro, Senador Rui Palmeira e São Miguel dos Campos.

Segundo o major Montenegro, para esses municípios, o planejamento e a organização das tropas serão realizados pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada de Recife. “A princípio, virão homens de Recife, mas esse planejamento não será feito pelo 59º Batalhão e não vai mudar em nada o planejamento feito antes. Mas acreditamos que, a partir da sexta-feira, todas as tropas já estejam em condições de serem movimentadas para o interior”, finalizou.

Além do Exército, equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal irão trabalhar para garantir a realização das eleições com segurança.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos