Prefeitura inaugura Centro de Atenção Psicossocial na Jatiúca

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura hoje, às 9h, mais um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), desta vez no Centro Social Urbano Jatiúca. O CAPS Dr. Rostan Silvestre será direcionado para pacientes com mais de 18 anos além de atender outras 45 pessoas com transtornos mentais diversos e autistas adultos. A inauguração contará com a presença do prefeito Cícero Almeida e do secretário municipal de Saúde, João Macário.

Esse modelo visa ao atendimento psicossocial globalizado, realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e educadores físicos. “O objetivo é o acompanhamento e reintegração social dos pacientes”, antecipa a coordenadora do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Myrian Catunda.

O serviço deve incluir, ainda, ações dirigidas aos familiares, comprometendo-se com a construção de projetos de inserção social. Os pacientes são assistidos em regime de atenção diária e o tratamento acontece através de atendimentos individuais e em grupos. Já as oficinas terapêuticas buscam a inclusão social, através do desenvolvimento da cidadania.

Há 15 dias, a Prefeitura inaugurou o CAPSiAD Dr. Everaldo Moreira, no Farol, que atende cerca de 45 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos, dependentes de álcool e outras drogas, que funciona das 7h às 17h. Normalmente, os usuários desses Centros de Atendimento Psicossocial realizam integração entre eles. Em fevereiro, por exemplo, os usuários do Capsi da Serraria, que fica localizado no Conjunto José Tenório realizaram uma prévia carnavalesca que contou com cerca de 80 usuários.

O objetivo da equipe é incluir socialmente os portadores de deficiência física. Foi a primeira vez que o bloco se apresentou pelas ruas do bairro e a previsão é que o evento ocorra nos anos seguintes. Além do desfile, o carnaval no Capsi contou também com apresentação de boi-bumbá. A metodologia de trabalho dos Centros se faz também junto à família dos pacientes.

Fonte: Secom/Prefeitura de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos