Inadimplência aumenta em agosto, mas consumidor está disposto a saldar dívidas

No mês de agosto o banco de dados do SPC Brasil recebeu 17.813 novos registros em Alagoas. Quando comparado ao mês anterior, as inclusões no cadastro indicam um aumento de 47,25%, registrando o maior índice dos últimos 12 meses. Em relação ao mesmo período de 2005, o crescimento é ainda maior: 152,63%. No país, as inclusões cresceram 50.77% sobre igual período do ano passado.

Os números indicam uma alta na inadimplência gerada pelos empréstimos a longo prazo e compras parceladas do primeiro semestre. Em compensação, o volume de saídas do cadastro também apresentou um quadro de crescimento no mês de agosto, representando um total de 8.592 exclusões (48,23% do número de inclusões). Em relação ao mês anterior, houve um aumento de 60,84% – o maior registro de exclusões do ano. Na comparação com igual período de 2005, esse percentual sobe para 88,55%. Em âmbito nacional, as saídas de registros do SPC Brasil foram 11,85% superiores em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com coordenador do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), economista Silvio Costa, o quadro demonstra um predisposição do consumidor alagoano a quitar suas dividas para efetuar novas compras até o fim do ano. “A tendência é de um movimento favorável das exclusões até dezembro com a conseqüente reabilitação de crédito do consumidor’, destaca.

Como prova dessa predisposição, as consultas realizadas pelos lojistas ao cadastro do SPC, em agosto, apresentaram um crescimento de 6,76% em relação a julho e de 6,67% na comparação com igual período de 2005, somando um total de 54.215 acessos. Desse volume ficou constatado que a quantidade de pessoas impossibilitadas de comprar no crédito reduziu em 21,47%.

A análise do comportamento das consultas ao SPC Brasil é realizada mensalmente pela CDL de Maceió, por meio do seu Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP).

Fonte: CDL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos