A peleja do tejo com a cascavel

A serpente de bote armado sacode a ponta do rabo num tilintar frenético; na sua frente o Tejo paralisado prepara a defesa com o rabo comprido e pontiagudo. Não é peleja fácil, caros internautas, mas é a suprema obra da natureza.

A cascavel pica o Tejo, que não morre porque sabe que no tronco do umbuzeiro ou da quixabeira cresce o ramo que produz uma batata hospedeira – que contém o antídoto contra a picada da cascavel.

Quando é picado pela cascavel o Tejo corre até o tronco do umbuzeiro ou da quixabeira, dá uma mordida na batata e volta para brigar – e mata a cobra com os golpes desferidos com o rabo.

A carne do Tejo é saborosa, tem gosto de carne de galinha. Mas, para prová-la é preciso ter certeza de que Tejo não foi picado pela cascavel; e se foi picado, é preciso saber se comeu da batata para se imunizar contra o veneno.

Mas, caros internautas, quem foi que ensinou ao Tejo que aquela batata fedorenta (eu provei) que parece batata-de-pulga contém o antídoto contra a picada da cascavel?

Em que Escola de Medicina o Tejo estudou capaz de saber mais que os humanos, que ainda não estudaram essa batata?

Sou um apaixonado pelo Sertão e cada dia mais me impressiono com a sabedoria daqueles seres que os compêndios escolares tratam como irracionais.

Por exemplo: quem ensinou métodos de Engenharia Hidráulica ao umbuzeiro, que construiu um sistema de irrigação próprio e com vários reservatórios de água enterrados em torno do tronco?

O umbuzeiro resiste a seca porque aprendeu a armazenar água, do mesmo modo que a vegetação espinhenta do semi-árido é a defesa contra predadores que retiram a capacidade de resistência dos vegetais à estiagem.

Vendo assim a natureza com tanta cumplicidade recordo o Alceu Valença, no show “Vou danado pra Catende”:

– O que prende demais minha atenção/ É um touro raivoso na arena/ Uma pulga do jeito que é pequena/ Dominar a bravura de um leão/ Na picada ele muda a posição/ Pra coçasse de pressa com certeza/ Não se serve da unha nem da presa/ Se levanta da cama fica em pé/ Tudo isso provando quanto é/ Poderosa e suprema a natureza.

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos