Relatório aponta diminuição de homicídios, após “Operação Zumbi dos Palmares”

O promotor de Justiça de União dos Palmares, Tácito Yuri Barros, encaminhou ao procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca, um relatório que demonstra redução do número de homicídios no município, após a “Operação Zumbi dos Palmares”, realizada em conjunto com promotores de Justiça do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gecoc), em agosto deste ano.

No relatório, o promotor de Justiça apresenta um levantamento da Delegacia Municipal de União dos Palmares, no qual a média mensal de homicídios, que de janeiro a julho era de seis ao mês, cai para três, em agosto (mês da operação) e chega a zero, em setembro.
“Até julho, a Delegacia registrou 43 homicídios. Em agosto, apenas três, dois dos quais, suspeita-se, de queima de arquivo, e, em setembro, nenhum crime desse tipo”, informa o promotor de Justiça.

Para ele, a Operação Zumbi dos Palmares é um exemplo pedagógico para a sociedade, já que além de ter resultado em prisões de pessoas que atuavam há vários anos impunemente no município, também vem evitando que outras mortes ocorram. “Se projetássemos a média macabra anterior, haveria mais de 20 homicídios até o final deste ano. Portanto, a sociedade precisa ser informada desse resultado para continuar denunciando qualquer fato suspeito às autoridades”, avalia Yuri.

Oito militares e seis civis, presos no decorrer da operação, aguardam julgamento. Um dos crimes mais chocantes, segundo o promotor de Justiça, foi a chacina de quatro jovens, ocorrida em 2002, cujo processo tramita na 1ª Vara de União dos Palmares.

Fonte: MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos