Ufal Arapiraca inicia curso de especialização

AssessoriaReitora Ana Dayse proferiu aula inaugural no Campus de Arapiraca

Reitora Ana Dayse proferiu aula inaugural no Campus de Arapiraca

Fruto de uma parceria com a prefeitura de Arapiraca, a Universidade Federal de Alagoas iniciou, esta semana, o primeiro curso de especialização em “Manejo de Água para Irrigação” do Campus Arapiraca para profissionais formados em Agronomia, Engenharia, Meteorologia e áreas afins. A aula inaugural foi proferida pela reitora Ana Dayse Dorea com a participação de professores, diretores de Unidades Acadêmicas e estudantes.

Com duração de seis meses e carga horária de 420 horas, o curso tem como objetivo especializar profissionais em Irrigação e Drenagem, realizando treinamento a nível de Pós-Graduação. “Nossa meta é capacitar os profissionais a utilizarem a irrigação e a drenagem de forma precisa nas diversas necessidades técnicas, como cultivo protegido e campos irrigados”, afirmou o coordenador José Gomes.

“Estamos instalando, historicamente, o primeiro curso de especialização no Campus Arapiraca e vai atender as necessidades da região”, comemorou a reitora Ana Dayse Dorea. Ela explica, ainda, que a capacitação desses profissionais vai contribuir para o desenvolvimento do potencial agrícola do agreste alagoano.

A reitora Ana Dayse informou também que a instalação do Campus de Arapiraca não ficará restrita apenas aos cursos de graduação. “Nosso propósito é levar mais cursos de especialização e, num futuro bem próximo, levar o mestrado e o doutorado”. Para o professor Williams Soares, diretor geral do Campus Arapiraca, o curso vai atender as necessidades da região e gerar emprego e renda.

Satisfeito com o avanço da Ufal em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa destacou o papel da Universidade, o empenho dos professores e o espírito empreendedor da reitora Ana Dayse Dorea. “Esse curso vai gerar conhecimento técnico-científico entre professore e alunos e terá uma contribuição significativa para o desenvolvimento de Arapiraca e da região”.
Luciano Barbosa afirmou, também, que o objetivo de sua gestão é estreitar ainda mais as relações institucionais com a Ufal.

Entre as disciplinas da especialização, destacam-se: sistemas de irrigação, reuso da água, geoprocessamento, conservação do solo, estatística e drenagem, entre outras.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos