Poder Judiciário reúne estagiários para o Dia Nacional da Conciliação

Ascom EsmalDra. Adriana Carla Feitosa Martins, Dr. Vlademir Paes de Lira e Dr. Alcides Gusmão da Silva, durante reunião com estagiários do TJ/AL

Dra. Adriana Carla Feitosa Martins, Dr. Vlademir Paes de Lira e Dr. Alcides Gusmão da Silva, durante reunião com estagiários do TJ/AL

O auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas – Esmal – recebeu na tarde de ontem os estagiários do Poder Judiciário de Alagoas. O encontro teve a tutela da Coordenação de Estágios da Esmal, através do juiz coordenador Vlademir Paes de Lira, e tinha como objetivo discutir as ações do Dia Nacional da Conciliação.

O Dia Nacional da Conciliação é uma ação do Conselho Nacional de Justiça e acontecerá em todo o país no dia 08 de dezembro. O objetivo do projeto “Conciliar é legal” é realizar o maior número de processos de conciliação em um dia.

Conciliação é um meio alternativo de resolução de conflitos em que partes confiam a uma terceira pessoa, o conciliador, a função de aproxima-las e orienta-las na construção de um acordo. No caso da conciliação judicial, o procedimento é iniciado pelo magistrado ou por requerimento da parte, com a designação da audiência e a intimação das partes para o comparecimento. Na falta de acordo, é dado o encaminhamento para o ingresso de juízo pelas vias normais.

Em Alagoas, o trabalho será realizado a nível estadual, mas o Poder Judiciário não dispõe de pessoal suficiente para executar os serviços, por isso a convocação dos estagiários.

“ Não dispomos de estrutura de pessoal para tamanho trabalho. Teremos assim, não só o apoio dos serventuários e funcionários, mas principalmente dos estagiários”, explicou o juiz coordenador de estágios, Vlademir Paes de Lira.

Durante a reunião, ainda estiveram presentes o juiz da 20ª Vara Cível de Maceió, Dr. Alcides Gusmão da Silva e a juíza do 9º Juizado Especial Cível e Criminal, Dra. Adriana Carla Feitosa Martins, também organizadores do evento.

Segundo a previsão da coordenação de estágios, mais de oitenta estagiários serão designados para o trabalho. Um treinamento simplificado será realizado nas próximas semanas, habilitando cada estagiário nas áreas específicas, para as atividades, as rotinas e os trabalhos que serão desenvolvidos.

Em Maceió, estima-se que mais de 3.000 processos sejam conciliados, isto significa mais de 6.000 pessoas beneficiadas.

“ O mutirão é feito para obtermos uma resposta positiva. Estamos aproveitando a iniciativa do CNJ para mostrar para desembargadores e magistrados que é muito importante ter um trabalho voltado para uma central de conciliação e um calendário para a realização de mutirões deste tipo”, afirma Vlademir Paes de Lira.

Alagoas é o único estado brasileiro que não possui uma central de conciliação, dado que preocupa bastante os organizadores do evento.

Segundo o juiz da 20ª Vara Cível de Maceió, Dr. Alcides Gusmão da Silva, a participação neste evento é muito importante para os estagiários, principalmente pela experiência profissional adquirida.

“ Nosso objetivo com esta reunião é conscientizar os estagiários da grandeza do projeto, e que possam absorver mais esta atividade de bom grado, pela sua importância para o Poder Judiciário e para a sociedade”, explicou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos