Governo Federal inicia novo modelo de gestão de cidades em Alagoas

Há poucos dias do início da corrida pelas emendas parlamentares , a presidente da Associação dos Municípios Alagoanos Rosiana Beltrão quer mostrar aos prefeitos o caminho a percorrer. Em meio a burocracia ,projetos e recursos , a orientação é a melhor estratégia para quem chegar primeiro sem a necessidade de se deslocar para Brasília. A reunião da entidade desta segunda-feira, dia 06, será um avant première de como o governo federal vai passar a se relacionar com os prefeitos.

Com a presença técnica de seis diretores e coordenadores, o Ministério da Integração Nacional desembarca na AMA para apresentar a política nacional de desenvolvimento para 2007 e as fontes de recursos existentes .
Descentralizar as ações é fazer com que o prefeito tenha mais mobilidade , diz a presidente Rosiana Beltrão que também ressalta a necessidade do compromisso do gestor no encaminhamento de projetos e cumprimento de prazos.

A reunião será dividida em seis módulos para que, de forma prática, prefeitos e técnicos municipais possam conhecer as áreas do ministério mais voltadas para as cidades. A primeira delas é a que executa os programas regionais. O diretor da secretaria, Fábio Cunha vai fazer um diagnóstico das possibilidades e mostrar como os municípios alagoanos podem se inserir na política de desenvolvimento.

O consultor do programa pró-água semi-árido,Demetrios Christofidis chega com a responsabilidade de apresentar os programas de infra-estrutura hídrica e de irrigação. A revitalização do Rio São Francisco será tratada de forma especial pela assessora especial Carla Arns e a questão da Codevasf pelo superintendente em Alagoas Antônio Nelson Azevedo.

Ainda dentro das ações do Ministério o capítulo defesa civil terá enfoque especial através da gerente da Sedec, Daniela Cunha Lopes. Após todas as palestras e debates, o assessor especial do MI, Neusvaldo Ferreira Lima vai mostrar como operacionalizar os projetos para assegurar os recursos existentes.

“Esta é uma grande oportunidade para os prefeitos e técnicos municipais, diz a presidente da AMA. Este modelo de descentralização que traz representantes do ministério evitando o deslocamento do prefeito é o ideal para o municipalismo.É uma visão mais dinâmica do processo e que vai, sem dúvida, agregar rapidez às necessidades de todos nós”,finaliza a prefeita.

Fonte: AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos