Pleno do TJ/AL elege nova cúpula diretiva

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) elegeu, por aclamação, na sessão administrativa de hoje, a nova Cúpula Diretiva da Corte para o biênio 2007/2008. Foram eleitos os desembargadores José Fernandes de Hollanda Ferreira (presidente), Mário Casado Ramalho (vice-presidente) e Elisabeth Carvalho Nascimento (corregedora-geral da Justiça).

O presidente do TJ/AL, desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, destacou a importância da antecipação da escolha da nova Cúpula Diretiva do TJ como forma de oportunizar um prazo maior para o planejamento da próxima administração. “Tenho o prazer de presidir esta sessão, porque estamos escolhendo para direção três nomes que honram o Poder Judiciário”, frisou.

Após a eleição da nova cúpula, ainda em plenário, o presidente e a corregedora eleitos fizeram breves pronunciamentos. “Na oportunidade de minha posse na Presidência desta Corte farei os devidos agradecimentos, porém gostaria de registrar minha gratidão pela confiança demonstrada pelos colegas desembargadores”, ressaltou o desembargador Hollanda Ferreira.

“Também externo meus agradecimentos a todos pela confiança depositada em minha pessoa, para mais uma vez exercer um cargo de direção neste Tribunal”, disse a desembargadora Elisabeth Carvalho.

O desembargador Mário Ramalho, eleito vice-presidente, não pôde comparecer a sessão plenária.

Hollanda Ferreira

O próximo gestor do Tribunal alagoano, desembargador José Fernandes de Hollanda Ferreira nasceu em 20 de março de 1939, em Maceió/AL. É formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e tem uma trajetória profissional de 38 anos dedicados à magistratura alagoana.

Como juiz de Direito, passou pelas comarcas de Mata Grande, Junqueiro e União dos Palmares, tendo nessa última sido promovido por merecimento. Na Capital, foi titular da 5ª Vara Cível e exerceu os cargos de juiz-diretor do Fórum, juiz eleitoral, juiz substituto e juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). No dia 9 de dezembro de 1997, foi nomeado desembargador do TJ/AL por antiguidade.

Em dezembro do ano seguinte, foi eleito corregedor-geral da Justiça, para o biênio 1999/2001. Foi vice-presidente do TRE/AL entre os anos de 2001 e 2003 e presidente no período de 22 de junho de 2003 a 21 de junho de 2005.

Mário Ramalho

O desembargador Mário Casado Ramalho (próximo vice-presidente) tem o mesmo tempo de serviço que Hollanda Ferreira e também se formou pela Ufal, sendo que numa turma anterior (1965). Nasceu dia 07 de março de 1941, em Maceió/AL. Inicialmente, foi juiz de Direito da comarca de Água Branca, passando pelas comarcas de Colônia Leopoldina, Capela e Atalaia. Promovido por merecimento, deslocou-se para a comarca da Capital, servindo, sucessivamente, como juiz titular da 9ª Vara, 3ª Vara de Família e 2ª Vara Cível de Feitos Não Privativos. Entre dezembro de 1997 e maio de 1999, atuou como juiz titular do TRE/AL. Em 05 de maio de 1999, ascendeu, por antiguidade, ao cargo de desembargador do TJ/AL.

Elisabeth Carvalho

A próxima corregedora-geral da Justiça, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, nasceu em Delmiro Gouveia (AL) a 26 de março de 1951. Bacharelada em Direito pela Ufal, Elisabeth Carvalho ingressou na magistratura em dezembro de 1982, sendo nomeada juíza substituta da comarca de São Brás. A desembargadora também atuou nas comarcas de Traipu, Anadia, Penedo e São Miguel dos Campos.

Em fevereiro de 1993, foi promovida, por merecimento, à juíza de 3ª Entrância, sendo removida para a Capital. Veio a ser a primeira juíza convocada para o TJ/AL e também a primeira a compor o Pleno do TRE/AL. Dia 22 de setembro de 2002, foi promovida, por merecimento, ao cargo de Desembargadora do TJ/AL. Na Corte estadual, exerce atualmente a Vice-Presidência do TJ e a Direção-Geral da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

Escritora nas horas vagas, a desembargadora é autora do livro “Antologia dos Poetas Alagoanos” (publicado em 1974, pelo DAC) e vem publicando contos, crônicas e poemas nos jornais da Capital.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos