Estudantes municipais são esdatque no xadrez

Qual a criança que não precisa desenvolver a memória para guardar o conhecimento ganho na sala de aula? Quem é que não necessita aprimorar o raciocínio nos cálculos matemáticos e lembrar dos acontecimentos de uma aula de história? Perguntas como essas podem servir de incentivo à práticas de esportes como o xadrez no ambiente escolar. Em Maceió, a escola municipal Zumbi dos Palmares já tem uma breve história de alunos que representam o Estado em competições por todo o país. No próximo dia 15 é a vez da aluna, Marileila Nascimento dos Santos, de 12 anos, representar a unidade e o município na etapa nacional dos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBS), que acontece em Poço de Caldas, Minas Gerais, de 17 a 26 de novembro.

A estudante, que cursa a 7ª série do ensino fundamental, disputará as competições na modalidade infantil, com alunos de 12 a 14 anos de 27 estados. Durante quase quatro anos ela vem se preparando sob as orientações do técnico Ednaldo Rocha, coordenador de disciplina e professor pedagogo da Zumbi dos Palmares. Membro da comunidade do conjunto Rosane Collor, Ednaldo desenvolve o projeto de incentivo a prática do xadrez na escola desde 2002, quando o esporte foi implantado na unidade pelo, na época, vice-presidente da Federação Estadual de Xadrez (Fexal), Yuri Miranda.

O esporte foi impulsionado pelo Projeto Cidadela, que trabalhou inicialmente com 79 crianças. Hoje a escola atende 86 estudantes. De acordo com Ednaldo Rocha, o xadrez é um esporte pedagógico e auxilia o desenvolvimento dos alunos nas disciplinas. “Dos estudantes que praticam o xadrez, apenas quatro alunos foram reprovados em outras disciplinas, o que é um grande avanço para a nossa escola”, apontou.

Os Jogos de Verão de Alagoas, Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL), Jogos das Escolas Públicas de Alagoas (JEPEAL), Campeonato Regional Nordeste Estudantil, Jogos Estudantis Brasileiro (JEBS), Campeonato Regional Norte/ Nordeste. São algumas das competições das quais os enxadristas da escola Zumbi dos Palmares participaram, conquistando em algumas delas até as primeiras colocações.

Este ano, a principal competição foi a Copa Brasil de Xadrez Escolar, que aconteceu na Vila Olímpica Albano Franco (SESI), de 14 a 16 de julho. A Copa reuniu 198 atletas dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Olecram da Conceição Vieira, da Zumbi dos Palmares, foi o campeão na categoria de 7ª e 8ª série. Bartolomeu Ferreira da Silva Junior venceu as competições da 1ª e 2ª série. Já no feminino, a escola conquistou o segundo lugar com Karla Juciára Santos Ferreira e Aline da Silva Santos a 3ª colocação.

Apesar de todos os avanços e vitórias dos enxadristas e representantes da Escola, as dificuldades para prática adequada do esporte ainda são muitas para os dirigentes e coordenadores da unidade. A Escola carece de salas e laboratórios, livros didáticos, quadro didático para o ensino do esporte, relógio próprio para o xadrez e a promoção de jogos semi-profissionais. De acordo com a diretora da unidade, Sandra Márcia, os alunos moram em uma comunidade carente e muitas vezes competem em outros estados com estudantes de classe média alta, vencendo obstáculos e viajando com materiais emprestados pela Federação Alagoana de Xadrez.

XADREZ

O Xadrez desenvolve o raciocínio e é um elemento fundamental para o desenvolvimento e complemento escolar. A atividade proporciona lazer e através de um exercício lúdico, desenvolve habilidades como a atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória, paciência, autocontrole, lógica matemática, raciocínio analítico e a criatividade.

Fonte: Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos