Alagoanos terão carteira informatizada a partir de terça

A Secretaria de Economia Solidária, Trabalho e Renda, por meio do Sistema Nacional de Emprego em Alagoas (Sine-AL), assinou convênio nesta sexta-feira com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT-AL) para o fornecimento da nova Carteira de Trabalho (CTPS). A partir da próxima terça-feira o documento será emitido por meio eletrônico. Na sexta-feira, de forma simbólica, as duas primeiras carteiras informatizadas foram emitidas e entregues a trabalhadores na sede da secretaria.

O convênio foi firmado na sede do órgão estadual, com a presença da secretária executiva de Economia Solidária, Trabalho e Renda, Adriana Vilela Toledo, e do delegado Regional do Trabalho em Alagoas, Ricardo Coelho.

O novo documento tem capa azul fabricada em material sintético, mais resistente de que o modelo usado na carteira anterior, inclusive com plástico auto-adesivo inviolável, que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo.

“Com certeza, o trabalhador terá muito mais segurança do que com a carteira anterior. Uma das vantagens do documento eletrônico é a proteção das informações pessoais por meio de um lacre inviolável”, destacou a secretária Adriana Vilela Toledo.

“A inibição das fraudes sempre foi uma das nossas preocupações, porque já constatamos casos em que uma única pessoa possuía vários documentos de trabalho ao mesmo tempo, e esse sistema vai diminuir sobremaneira que alguém burle e cometa fraudes”, salientou o delegado Regional do Trabalho no Estado, Ricardo Coelho.

Segundo ele, oficialmente, a carteira eletrônica chegou a Alagoas em maio deste ano, quando a DRT emitiu os primeiros documentos. “Mas esse convênio com a Secretaria e o Sine vai ampliar e difundir um documento muito mais seguro ao trabalhador”, completou Ricardo Coelho, acrescentando que a nova carteira de trabalho se assemelha muito aos modelos de passaporte atual.

“Na verdade, a carteira de trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo terceiro, repouso remunerado e aposentadoria”, completou Adriana Vilela Toledo.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos