Maceió é sede de encontro para discutir Língua falada e escrita

A cidade de Maceió sedia de 20 a 24 deste mês no Maceió Mar Hotel o V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, que reunirá pesquisadores nacionais e internacionais nessa área.

Coordenado pela professora Denilda Moura, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, o evento apresentará mais de 400 trabalhos de autores brasileiros e de países da América Latina e da Europa, como Inglaterra, França, Espanha e Portugal.

O encontro objetiva dar continuidade ao Fórum de Debates instituído pela universidade alagoana sobre as investigações em Língua Falada e Língua Escrita, a partir das várias perspectivas teóricas adotadas pelos pesquisadores. Pioneira na realização do evento temático, a UFAL promove o encontro de pesquisadores de várias correntes teóricas sobre pesquisas lingüísticas no país, contribuindo principalmente para explicar as inovações e as mudanças existentes, em processo ou já estáveis, de nossa língua.

Os participantes das várias atividades programadas – conferências, mesas-redondas, sessões de comunicações coordenadas e de pôsters, além de debates e de mini-cursos – são de instituições de ensino superior do país e do exterior, e integram as categorias de pesquisadores convidados e de candidatos inscritos. Com isto, o evento objetiva também atender á atualização de alunos da graduação e da pós-graduação em letras e lingüística e áreas afins, assim como, de professores do ensino fundamental e médio.

Segundo a professora Denilda Moura “em sua 5ª. edição o ELFE constará das subáreas em língua falada e escrita, variação lingüística, a linguagem de mídia, língua e práticas discursivas. O evento também oferecerá o workshop românia nova, da associação de lingüística e filologia da América latina – ALFAL, coordenado pelos professores Mary Kato, da universidade de Campinas e Francisco Ordoñez – Suny Stone Brook”. Entre os conferencistas estão Claire Blanche – Benveniste, da França; João Costa, de Portugal; Ian Roberts, da Inglaterra, Ataliba Teixeira de Castilho, da Unicamp/USP e João Wanderley Geraldi, da Unicamp.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos