Dia Nacional do forró é marcado com homenagem na Câmara

A Câmara Municipal de Maceió vai agraciar amanhã, às 17 horas, com título de Cidadão Honorário de Maceió o prefeito Cícero Almeida (PTB). Durante a solenidade também serão homenageados com a entrega troféus vários forrozeiros que se destacaram no ritmo que reapresenta o nordeste brasileiro.

A homenagem de iniciativa do vereador Cristiano Matheus (PFL) foi aprovada por unanimidades da Casa e marca a passagem do dia 13 de dezembro, dia nacional do Forró.

Instituído pela Lei Federal n.º 11.176 de 06 de setembro de 2005, o “Dia Nacional do Forró", é uma homenagem à data natalícia do músico Luiz Gonzaga do Nascimento, o "Rei do Baião".

Segundo o vereador Cristiano Matheus ao falar da escolha do dia para prestar essa homenagem ele relembra, a paixão do prefeito de Maceió pela música e em especial pelo forró, o qual lhe deu o título do “prefeito Forrozeiro”.

Fazendo parte do calendário das festividades, em homenagem ao dia Nacional do Forró, o cantor Dominguinhos estará em Alagoas no próximo dia 15 de dezembro para receber da Câmara Municipal de Maceió o Título de Cidadão de Honorário. A homenagem será feita na sede da Câmara e terá início às 16 horas.

A homenagem ao sanfoneiro pernambucano foi proposta pelo vereador Marcelo Malta (PC do B), que atendeu a um pedido do folclorista Ranilson França feito a ele em junho deste ano.

França faleceu no último mês de agosto e era um fã incondicional de Dominguinhos, publicando, inclusive, um livro sobre a carreira do sanfoneiro.

Segundo o vereador, "mais que uma homenagem ao artista pernambucano, a entrega do Título também é uma homenagem ao folclorista".

Nascido em Garanhuns, José Domingos de Morais (o nome verdadeiro de Dominguinhos) é filho de alagoanos da região de Palmeira dos Índios.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos