PDT indica primeiro secretário do governo de Téo Vilela

Enfim o partido do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) indica seu primeiro nome dentro da estrutura do futuro governo do PSDB. Ontem, Lessa – em evento no Palácio República dos Palmares – avaliou a composição do secretariado como dominada pelo PSDB do governador eleito Teotonio Vilela Filho e pelo PMDB do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB).

Lessa disse ainda que se trataria de um governo conservador, mas que não retrocederia no diálogo com os movimentos sociais, por conta da história de vida e das referências de Téo Vilela. Na tarde de ontem, Lessa e Téo se reuniram para definir pastas. Uma primeira reunião já tinha acontecido, mas – conforme o próprio Lessa – não se chegou a um consenso.

Contudo, agora pela manhã acabou o mistério em torno da participação do PDT. O partido indicou o engenheiro Jorge Brizeno Torres – atual presidente da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal) – para assumir a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Teotonio Vilela aprovou o nome de Brizeno antes mesmo viajar para Portugal, onde deve descansar até a posse, no dia 1° de janeiro. Apesar de não ser uma secretaria estratégica, o governador de Alagoas e correligionário de Lessa, Luis Abílio (PDT) avalia que a entrada do partido no governo é natural, por conta da ajuda dada durante a campanha, e que todas as secretarias possuem a sua importância.

O PDT participa do governo mesmo com algumas criticas em relação à estrutura traçada por Vilela, que reduziu de 46 para 17 o número de secretarias, cortando inclusive a pasta de Esportes.

Lessa avaliou como uma “decisão triste de Téo Vilela, mas que é preciso respeitar”. “Continuo acreditando no projeto”, colocou o ex-governador, em entrevista à imprensa alagoana.

No dia de ontem, Téo Vilela confirmou o nome de Solange Jurema para a Secretaria do Estado de Assistência Social. Com os nomes de hoje, já fazem parte do primeiro escalão do governo, os futuros secretários Sérgio Moreira (Planejamento), Fernanda Vilela (Fazenda), André Varjas (Administração), General Sá Rocha (Defesa Social), Fábio Farias (Educação), André Valente (Saúde), Virginio Loureiro (Turismo), Adeílson Bezerra (Infra-estrutura), Oswaldo Viegas (Ciência e Tecnologia), Luiz Otávio Gomes (Desenvolvimento Econômico), Alexandre Toledo (Cultura), Solange Jurema (Assistência Social) e Jorge Briseno (Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

Faltam apenas serem decididos quatro nomes para compor o secretariado do futuro governador Teotonio Vilela Filho. Ainda estão em aberto as pastas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Trabalho; Mulher, Cidadania e Direitos Humanos e Comunicação. O governador disse que mesmo em viagem, os contatos com a equipe de transição serão intensos e assim que os nomes foram relacionados serão divulgados na imprensa.

O Alagoas 24 Horas – neste momento – tenta contato com a assessoria de imprensa do governador Teotonio Vilela Filho, para uma confirmação oficial do nome de Brizeno.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos