“Câmara está de luto pela morte de Helenildo Ribeiro”, diz Aldo Rebelo

Deputado federal Helenildo Ribeiro (PSDB)
Deputado federal Helenildo Ribeiro (PSDB)

O presidente da Câmara dos Deputados Federais, Aldo Rebelo, avaliou como extremamente triste a morte do deputado federal Helenildo Ribeiro (PSDB), 60 anos, que passou mal na semana passada, ao fazer seu discurso de despedida no parlamento. Helenildo Ribeiro – que estava na sua segunda legislatura – não conseguiu terminar o discurso e foi socorrido às pressas.

Rebelo se encontra em Palmeira dos Índios e vai acompanhar o sepultamento do deputado federal. Aldo Rebelo se encontra ao lado da família de Helenildo Ribeiro e deve falar com a imprensa, com mais calma, após o enterro. No entanto, em sua chegada ao local, disse que a “perda era muito grande”.

Helenildo Ribeiro morreu devido complicações cardíacas. Nas eleições passadas, Ribeiro ficou na suplência. O deputado federal foi secretário municipal na década de 60 e prefeito da cidade por duas vezes, em 1982 e 1992, cumprindo na integra os dois mandatos. Segundo Rebelo, “a Câmara Federal está de luto”.

Neste momento, o corpo de Helenildo Ribeiro está sendo velado na Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios. O local está aberto para visitação pública e o clima é de comoção. Diversas lideranças políticas e prefeitos de outros municípios do Estado de Alagoas se encontram na Catedral, para dar o último adeus a Helenildo Ribeiro.

Tido pela família como um homem generoso, Helenildo Ribeiro era uma das principais lideranças do PSDB – partido do governador eleito Teotonio Vilela Filho – ocupando a presidência do diretório estadual da sigla. Voz respeitada entre os colegas da bancada federal, Ribeiro seria um dos nomes fortes para compor o governo de Vilela. Na reta final de seu mandato chegou a ser citado na máfia dos sanguessugas, que apurava superfaturamento na compra de ambulâncias, mas foi inocentado por falta de provas.

O governador eleito Teotonio Vilela externou imensa dor pela perda do correligionário e amigo. No entanto, por se encontrar em Portugal, não pode comparecer ao cortejo. O irmão do governador eleito, Elias Vilela, está na Catedral Diocesana o representando. Elias falou sobre as lutas e a amizade dos dois. Helenildo Ribeiro será sepultado logo mais, por volta das 10 horas da manhã.A multidão toma conta das ruas da cidade e foi arquitetado um esquema de segurança especial para o cortejo do deputado federal.

Um dos diretores da executiva estadual do PSDB, Claudionor Araújo, comentou que Alagoas perdeu uma das suas lideranças políticas mais expressivas. A opinião foi compartilhada também pelo correligionário e prefeito de Penedo, Alexandre Toledo, que foi dá o último adeus ao seu “grande amigo”.

O discurso de despedida que não foi finalizado por Helenildo Ribeiro, no momento em que passou mal ainda na Câmara Federal, será relido na íntegra após a missa de corpo presente, pelo filho do deputado federal James Ribeiro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos