Saiba o que funciona no feriado de Natal

No Dia de Natal, nem papai Noel deverá trabalhar, em Maceió. As repartições públicas, bancos, comércio e até supermercados – que abriram na maioria dos feriados – estarão fechados. Nos shoppings, apenas as salas de cinema estarão funcionando.

Quem depende de ônibus para se locomover vai precisar sair de casa mais cedo, porque a frota de ônibus estará reduzida, será a mesma que vai ás ruas nos dias de domingo. A medida, segundo a SMTT, visa atender à população, mas proporcionar um dia de feriado para a maior parte dos motoristas.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Alagoas, informa que os trens não circularão neste feriado, assim como nos demais feriados tradicionais e que os horários voltam ao normal na terça-feira.

Fiscalização

Enquanto muita gente se diverte, outros trabalham para garantir a segurança dos festejos. Equipes de inspetores da Vigilância Sanitária municipal foram acionadas para atuar na fiscalização de estabelecimentos da orla de Maceió durante os festejos natalinos. A informação é do coordenador geral da Covisa, Ednaldo Balbino, que também programa inspeções nos Mercados Públicos da Capital.

Com o apoio da Superintendência Municipal de Controle do Convívio
Urbano (SMCCU), os técnicos da Inspetoria de Alimentos farão plantões, até o dia 1º de janeiro, de 9 às 19h, para fiscalizar bares, boates, barracas, restaurantes e ambulantes da orla.

De acordo com o coordenador da Inspetoria de Alimentos, Ronaldo
Pimentel, as ações serão concentradas na orla porque nessa época o
fluxo de pessoas torna-se crescente, gerando um aumento no consumo de produtos alimentícios.

"Os riscos sanitários aumentam nesse período do ano. Iremos intensificar a fiscalização nas barracas de ambulantes, verificando a manipulação correta dos alimentos e a higienização pessoal e local", informa.

Os mercados públicos do Centro, Bebedouro, Jacintinho, Tabuleiro e
Benedito Bentes também serão inspecionados. Duas equipes vão trabalhar sábados e domingos, de 6 às 11 horas, até o réveillon. Após o período de festas, a fiscalização nos mercados permanece diariamente, das 6 às 14 horas.

Segurança

A Operação Natal 2006, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou na
madrugada da última sexta-feira. A fiscalização e o policiamento em Alagoas estará reforçado ao longo das estradas, principalmente na BR 101 e 316, onde existe maior números de assaltos. Mas também em pontos estratégicos, mapeados pela PRF, onde os policiais farão campanha educativa.

A PRF estará com um efetivo de 175 policiais, dispondo de 30 viaturas, quatro guarnições de resgate e emergência, motociclistas, postos móveis e até um helicóptero, vindo de Recife. “Além de todas as viaturas fazendo a cobertura terrestre, vamos contar com o patrulhamento aéreo, para o acompanhamento ao Estado, combate aos assaltos e exploração sexual, que seguirá o mapeamento realizado pela PRF, em que foram detectados os principais pontos de exploração”, ressaltou o superintendente da PRF em Alagoas, Gibson Magalhães.

“Nosso efetivo não é suficiente para desenvolver um trabalho a contento, entretanto, a PRF continua em alerta para coibir crimes contra a vida e meio ambiente, além do combate ao trabalho escravo e exploração sexual”, completou o superintendente.

A PRF dá as seguintes dicas para quem vai viajar neste Natal:
– Planeje a viagem com antecedência
– Evite dirigir por mais de quatro horas seguidas
– Faça refeições leves
– Faça uma verificação rigorosa do veículo e dos equipamentos
obrigatórios
– Verifique a documentação do motorista e do carro
– Obedeça à sinalização
– Exija o uso obrigatório do cinto de segurança para todos os
passageiros
– Não use drogas ou bebida alcoólica antes de dirigir
– Diminua a velocidade e dobre a atenção em caso de chuva

Para efetuar denúncias, ou informações sobre ocorrências que exijam socorro, está disponibilizado o telefone: 3324.1395.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos