Hemoal realiza campanha para estabilizar estoque visando feriadão

Após o período natalino quando triplicou-se a demanda de transfusões de sangue nos hospitais que compõem a Hemorrede de Alagoas e, principalmente, na Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) mobiliza a sociedade para que compareça à instituição e se candidate à doação. O apelo se deve à necessidade de estabilizar o estoque, visando o feriadão de Final de Ano, quando novamente há a expectativa de que o percentual de transfusões aumente.

Para isso, o Hemoal estará aberto até sexta-feira, das 7 às 19 horas e, no sábado, até o meio-dia. E amanhã, a Unidade Móvel estará coletando sangue no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), cuja sede fica localizada após o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), próximo ao trevo da Polícia Federal (PF).

Tipagem negativa – E o apelo da coordenação geral do Hemoal é feito aos doadores voluntários, principalmente para os de tipagem sangüínea com fator negativo, uma vez que a incidência de pacientes com esta característica é maior. “Fazemos um apelo para que os doadores voluntários compareçam ao Hemoal, principalmente àqueles cujo sangue tem fator RH negativo, a exemplo do O que é doador universal”, apela a coordenadora geral do Hemoal, Alexandra Ludugero, ressaltando que “antes de viajar para a confraternização de Natal, com seus familiares, as pessoas compareçam ao Hemoal para doar um pouco de sangue. Sangue esse, que pode salvar, no mínimo, três pessoas”, salienta.

E além de salvar diversas pessoas, cada doador tem acesso ao resultado de exames sorológicos, a exemplo do HIV, sífilis, hepatite e anemia. Também é ofertado um lanche especial aos doares e distribuído material informativo para minimizar as dúvidas, reforçando assim conscientização quanto ao processo da doação.

A coordenadora lembra, no entanto, que os interessados em tornarem-se doadores de sangue devem ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg, além de não terem contraído doença de chagas, AIDS, sífilis e hepatite após os 10 anos. “Também é imprescindível que os candidatos à doação compareçam ao Hemoal portando um documento de identificação com foto, além de estarem bem alimentados e, quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, esclarece.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos