Anabolizantes encontrados em exame de Spider são vendidos livremente

Embora a lei brasileira só permita que sejam vendidas com receita médica especial, as substâncias encontradas nesta terça (3) no exame antidoping do atleta Anderson Silva podem ser compradas livremente na internet, em sites especializados em anabolizantes.

Em uma breve pesquisa, a reportagem do R7 levantou uma dezena de lojas online comercializando, entre uma vasta gama de produtos, a drostanolona e a androsterona, que, junto com o 17-Diolum, foram os responsáveis por flagrar Spider no teste após a vitória na luta durante a madrugada do dia 1°.

Além do crime cometido por quem vende os produtos sem prescrição, existe também o risco por parte de quem os compra — isso porque, entre os efeitos adversos causados pelo abuso dos esteroides anabolizantes, estão desde a calvície e a acne até mesmo complicações graves, como tumores e até mesmo a morte

Assim como qualquer outro anabolizante sintético, a drostanolona e o 17-Diolum foram desenvolvidos com função médica — eles são, originalmente, remédios. É o que explica o presidente da comissão de controle de doping da CBF, da Federação Paulista da Confederação Sulamericana de Futebol, o médico Fernando Soléra.

— Estas substâncias foram criadas para tratar deficiências. Quando usadas em dosagens terapêuticas, alguns anabolizantes podem captar mais cálcio, por exemplo. No meu consultório, receito alguns deles para pacientes idosos que precisam melhorar os componentes ósseo e muscular. O problema começa, no entanto, a partir do momento em que os remédios passam a ser usados sem supervisão, e com objetivos diferentes, como acontece com quem corre atrás desenfreadamente de músculos maiores e “trincados”

Enquanto 17-Diolum e drostanolona são substâncias sintéticas, a androsterona, também presente no exame antidoping de Anderson Silva, é um hormônio natural, produzido pelo organismo.

— Todos os homens produzem. É pouco androgênico, o que significa que causa pouca lesão no aparelho reprodutor. A presença dele em um exame não significa necessariamente doping justamente porque o corpo produz, mas, quando seu valor chama atenção por ser mais alto que o normal, daí, sim, pode significar um uso indevido
Já a drostanolona é absolutamente sintética, feita em fábrica.

— Seu produtor principal fica na Holanda, e é um dos esteroides mais tradicionais. É muito utilizado por bodybuilders, que fazem um trabalho totalmente estético. Fora isso, é uma droga muito comum entre atletas que têm antidoping para fazer, porque sai do organismo humano em até 72 horas

Fonte: R7.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos