Falhas em estados sobrecarregam sistema do seguro-desemprego

Os trabalhadores que estão buscando o seguro-desemprego nesta segunda-feira (2) estão encontrando dificuldades. Segundo o Ministério do Trabalho (MTE), o sistema está sobrecarregado por conta de falhas nos sistemas de atendimento em alguns estados.

Procurado pelo G1, o ministério explicou que há dificuldades em postos de atendimento presencial em alguns locais, como o Rio de Janeiro, e no Distrito Federal, sob responsabilidade dos governos desses locais.
Com isso, há um aumento na procura através do sistema do MTE, que fica sobrecarregado. O ministério afirmou, no entanto, que não há informação sobre qualquer paralisação nacional.
Na manhã desta segunda-feira, a reportagem do G1 constatou que trabalhadores que buscavam atendimento no Poupatempo de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, chegavam a esperar mais de duas horas pelo atendimento. Funcionários informavam que o sistema estava fora do ar e que o público precisaria esperar.
Novas regras
Os trabalhadores demitidos a partir de sábado, e que pedirem o seguro-desemprego a partir desta segunda-feira já estão enquadrados nas novas regras do benefício.
As novas regras prevêem que o trabalhador que solicitar o benefício pela primeira vez deverá ter trabalhado por 18 meses nos 24 meses anteriores.
Na segunda solicitação do benefício, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores e, a partir da terceira solicitação, terá de ter trabalhado, pelo menos, por seis meses ininterruptos nos 16 meses anteriores.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos