Curso capacita empresários do setor turístico

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e o Sebrae vão promover, a partir do mês de abril, uma capacitação para empresários dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) Turismo Caminhos do São Francisco e Turismo Costa dos Corais. No total, 60 empresas participarão da iniciativa, sendo 20 de cada cidade selecionada, Piranhas, Barra de Santo Antônio e Maceió.

GooglePraia de Maragogi

Praia de Maragogi

A capacitação contempla duas oficinas, duas palestras e uma consultoria interna de 120 horas em todas as empresas, seis por empreendimento. Serão abordados temas como liderança, estratégia, cooperação e parcerias, associativismo, mercado, uso de ferramentas digitais, qualidade, gestão de pessoas, sustentabilidade, formação de preços e inovação, tudo que pode ampliar a competitividade dos grupos.

As inscrições para a programação são gratuitas e podem participar, além dos proprietários dos pequenos e médios empreendimentos, outros funcionários que trabalhem diretamente com gestão dentro da empresa, já que é um dos segmentos que devem ser aprimorados por meio da capacitação. Apesar da atividade ser realizada em cidades específicas, toda região em volta pode fazer parte da ação.

Para o gestor do APL Turismo Caminhos do São Francisco, Mauro Coutinho, um dos maiores focos é o aumento da satisfação do turista. “Por meio do incentivo a competitividade, controle das informações e aumento da rentabilidade, poderemos dar suporte para estruturação dos empreendimentos, assim atraindo mais visitantes e fornecendo a eles as melhores opções de lazer”, enfatiza.

De acordo com consultor responsável pela capacitação, Alcides Monteiro, uma das intenções das atividades é promover uma maior cooperação entre os grupos. “As ferramentas coletivas de trabalho são muito positivas, em toda ação eu friso que quanto mais se conversa, mais é possível melhorar a atratividade do destino”, justifica.

Alcides Monteiro aponta que nas últimas capacitações a aceitação foi muito boa, inclusive, no ano passado, a atividade foi levada para as cidades de União dos Palmares e Coruripe. “O retorno é muito bom, tivemos empresas que aumentaram o faturamento em 10% em doze meses, cumprindo um dos indicadores da consultoria”, explica.

Fonte: Ascom/Sedetur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos