Prefeitura mantém plantão de serviços na Semana Santa

Nos próximos dias 02 e 03, Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão, respectivamente, as secretarias e superintendências do Município estarão com o funcionamento suspenso. A quinta-feira é considerada ponto facultativo, já a sexta-feira é feriado municipal, conforme o decreto 8.005 publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 11 de dezembro de 2014, que dispõe sobre os feriados para o exercício de 2015, bem como define os pontos facultativos nas repartições públicas.

novofardamento_agentes_smtt_003

O atendimento à população será retomado na segunda-feira (05), quando os órgãos municipais retomam o funcionamento normal, conforme estabelecido pela legislação vigente quanto aos feriados e pontos facultativos em Maceió.

Entretanto, mesmo durante o feriadão da Semana Santa, os cidadãos poderão, por meio de canais de atendimento, solicitar alguns serviços fundamentais ao convívio urbano, conforme lista abaixo:

Disque Luz

Um dos serviços ofertados pela Prefeitura de Maceió é o Disque Luz, da Superintendência Municipal de Iluminação (Sima), através do 0800 031 9055. O canal serve para que o cidadão de Maceió, em especial os líderes comunitários, entrem em contato com o órgão para pedir a reposição e colocação de luminárias, assim como a manutenção de postes em praças e ruas da cidade.

Disque Limpeza

A Superintendência Municipal de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) mantém um importante canal de comunicação com a sociedade. O Disque Limpeza, pelo número 3315-2600, é vinculado à Diretoria do Departamento de Fiscalização da Slum e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. Pelo telefone, é possível registrar queixas sobre o descarte irregular de resíduos, assim como fazer denúncias sobre áreas e terrenos que se tornaram pontos de lixo.

As solicitações feitas via telefone são encaminhadas para a Diretoria de Operações, que realiza os atendimentos ou ao próprio Departamento de Fiscalização que atua na investigação das irregularidades.

Fiscalização de trânsito

Com o intuito de dar mais segurança e fluidez ao tráfego de veículos durante o feriadão da Senama Santa, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) estará presente nas principais rotas de saída da cidade, realizando a fiscalização e o monitoramento do trânsito.

Durante a ação, agentes da SMTT estarão fiscalizando o uso dos equipamentos de segurança, excesso de passageiros nos veículo e até mesmo o transporte de carga de forma inadequada e que possa trazer riscos de acidentes.

A SMTT estará a postos para o atendimento em casos de acidentes, recebimento de denúncias de estacionamentos irregulares, além de pedidos de agentes de trânsito para ordenar o fluxo de veículos. O telefone 3315-3590 manterá o atendimento ativo.

Disque Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) mantém um trabalho de atenção contínuo na cidade de Maceió. As equipes do órgão vivem em estado de alerta e podem ser acionadas por qualquer pessoa, por meio dos contatos 0800-0306205 ou pelo 3315-1437. Durante a Semana Santa, o contato deve ser feito pelo 8884-2020.

Diariamente, a Comdec recebe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os boletins da previsão do clima para a capital. A medida contribui diretamente para a comunicação com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), formado por líderes comunitários das regiões tidas como de risco, que rapidamente são avisados da previsão e repassam a orientação para os moradores das comunidades.

Disque 100

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos setedias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. Por sua natureza de instância de diálogo e registro de manifestações da população, o Disque 100 tem se consolidado como um importante instrumento de dados estatísticos sobre violações de Direitos Humanos e a Ouvidoria tem buscado a cada dia tornar essas informações públicas para pesquisadores e interessados.

Para agilizar ainda mais o serviço, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos desenvolveu o aplicativo Proteja Brasil. Tendo em mãos um smartphone, qualquer cidadão maceioense poderá denunciar, de onde estiver e em qualquer horário, possíveis casos de exploração sexual infantojuvenil, torturas, negligências, abandonos, violência física e sexual, entre outros crimes praticados contra crianças e adolescentes. O aplicativo, disponível para download nos sistemas Android e IOS, permite que o cidadão localize delegacias específicas, fóruns e outros locais destinados à recepção e à averiguação dessas denúncias.

Funcionamento de feiras e mercados

Alguns mercados e feiras de Maceió irão funcionar, normalmente, ou abrirão em horários especiais neste período. A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) informa que funcionam normalmente: Mercado da Produção, que fica no bairro da Levada, Feirinha da Jatiúca, Feirinha e Mercado do Tabuleiro, e Feirinha do Benedito Bentes.

Já o Mercado do Artesanato, localizado na Levada, abre na quinta-feira (02) e fecha na sexta-feira (03). A Feirinha do Jacintinho e o Mercado do Jaraguá funcionam, normalmente, quinta e sexta-feira até o meio dia. O Shopping Popular abrirá quinta-feira (02) até às 13h e na sexta-feira da Paixão estará fechado. No sábado, ele reabre normalmente.

Secom Maceió

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos