Projeto de hidroponia de estudantes do IFAL fica entre os melhores do país

Horta feita com garrafas PET usando sistema movido à energia solar ficou em 4º lugar da categoria na Febrace

Divulgaçãohidroponia

Sistema Hidropônico Fotovoltaico. O nome quase assusta, mas o projeto de quatro alunas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para uma horta cultivada em garrafas PET utilizando pouca água e pouco solo, além de um sistema de manutenção movido à energia solar, atraiu muitas atenções durante sua passagem pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo, tanto que voltou para Maceió com o 4º lugar em Engenharia, categoria que reuniu 70 projetos de estudantes de todo o país, e vários outros prêmios.

A Febrace contou com mais de 330 projetos científicos desenvolvidos por 746 estudantes pré-universitários (educação básica e técnica) de todo o país. A horta hidropônica do IFAL – elaborada pelas alunas Dhandara Lucymilla, Vanessa Cândido, Joyce Emanuelle Barbosa e Jéssica Maria de Oliveira – foi um dos 39 projetos que trataram do melhor aproveitamento dos recursos naturais, com soluções que minimizam o uso de água e de energia.

“O projeto teve como motivação a necessidade mundial de uso racional da água e solo, e do desenvolvimento de uma fonte de energia renovável e limpa. Além de ser uma proposta de baixo custo e totalmente sustentável, utilizando materiais reciclados e sem o uso de agrotóxicos”, explicou Alberto Jorge Almeida, professor orientador do projeto.

Esta foi a primeira participação do curso de Eletrônica do campus Maceió na Febrace e a estreia não poderia ter sido melhor, recebendo vários prêmios: certificado pelo 4º lugar na categoria, medalhas e menção honrosa por destaque no Estado de Alagoas e credenciais para participação em evento internacional no Pará, em novembro deste ano. O professor Alberto ainda foi finalista do Prêmio Professor Destaque, ficando entre os dez melhores do país.

“A repercussão de tudo isto é uma clareza melhor da vida profissional a ser seguida por todos os alunos que participaram da Febrace, proporcionada pela riqueza da troca de experiências. Nossa pretensão no IFAL é dar continuidade ao projeto com a implantação de um sistema fotovoltaico móvel na hidroponia-escola do Cinturão Verde da Braskem, para uma difusão maior de fontes de energia renováveis e não poluentes”, planeja Alberto.

Segundo o professor, a horta-escola do Cinturão Verde e o apoio dado pela equipe local foram a fonte de inspiração e capacitação para o sucesso do Sistema Hidropônico Fotovoltaico e a conquista dos prêmios. Além da capacitação em hidroponia, a Braskem patrocinou a ida das estudantes do Ifal para a Febrace, em São Paulo.

Cinturão Verde

A hidroponia-escola do Cinturão Verde é o único espaço do tipo em Alagoas. Ensina técnicas para produção de alimentos com economia de até 90% de água do que uma lavoura comum. Como é suspensa – feita em garrafas PET, para reciclagem e redução de custos de produção – a hidroponia não utiliza agrotóxicos ou defensivos agrícolas e pode ser feita em larga escala.

“Recebemos escolas, grupos comunitários, cooperativas ou outras organizações para apresentação do modelo de cultivo. Quando há interesse, realizamos cursos para aprofundar o conhecimento, e a Braskem já chegou a dar consultorias em alguns projetos”, comenta Mário Calheiros, gestor do Cinturão Verde.

Entre os projetos bem sucedidos que começaram na hidroponia-escola está a Pimenta da Tapera, desenvolvida em parceria com o Instituto Ecoengenho, e que foi implantado também em Moçambique, após apresentação e aprovação pela Fundação Bill e Melinda Gates.

O Cinturão Verde é um espaço de conservação ambiental dentro da cidade de Maceió que se constitui em uma reserva ecológica, estendendo-se do Pontal ao Trapiche da Barra. Desde 2006 é reconhecido pela Unesco como posto avançado de reserva da biosfera da Mata Atlântica. Comporta um Centro de Educação Ambiental, um criadouro conservacionista da fauna silvestre, 300 mil mudas de 220 espécies vegetais diferentes da Mata Atlântica e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável da comunidade local. O local recebe aproximadamente 6.000 visitantes/ano.

Para agendar uma visita ao Cinturão Verde basta acessar o site www.braskem.com, no item ‘Contato’ e marcar ‘Agendar Visitação’. A equipe já está iniciando os preparativos para a comemoração do Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho.

Sobre a Braskem

Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Fonte: Braskem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos