Audiência discutirá políticas públicas para os autistas na capital

Ascom/CMMAutista

Autista

A Câmara Municipal de Maceió realiza na próxima sexta-feira (10), uma audiência pública para debater sobre as Políticas de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, às 9h, no Plenário. A sessão foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB), autora da Lei Nº 6374/2015 que institui o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome do Espectro Autista em Maceió.

“É preciso chamar a atenção da sociedade, quanto à necessidade de inclusão da pessoa autista. É uma síndrome de difícil tratamento, que envolve adequação familiar, educacional e social, por afetar diretamente a forma de comunicação com o outro, tendo maior incidência em crianças. No entanto, já existem procedimentos capazes de realizar a integração destas pessoas. E, assim, diminuir os preconceitos em relação ao autismo”, afirma Tereza Nelma.

A audiência pública contará com a presença de especialistas na área e representantes das secretarias de Saúde e Educação do Estado e do município. A psiquiatra Rita Lins, fará a palestra Magna “Do Diagnóstico ao Tratamento”.

Sobre o Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum) porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leve à mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.

Todo dia 02 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização da Síndrome do Espectro Autista, data decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2008. No Brasil, estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. ​

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos