Atendimento na CAF é reduzido a metade e usuários protestam

Entrega de medicamentos e correlatos acabaram sendo suspensos. Prefeito de Maceió alega que possui estoque

João Urtiga/Alagoas24horasUsuários se aglomeram na CAF

Usuários se aglomeram na CAF

Familiares e pacientes que dependem da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), no Barro Duro, reclamam na manhã desta quinta-feira (9) do não atendimento e recebimento de fraldas geriátricas e medicamentos. A central passa pela implementação do Sistema Nacional de Assistência Farmacêutica (intitulado Hórus) que deve permitir o gerenciamento na movimentação dos estoques de medicamentos e correlatos (entre eles as fraldas) para a população.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a adaptação vem sendo realizada desde o último domingo (5), mas na manhã de hoje usuários reclamam da redução no atendimento e de longas filas. “O que ficamos sabendo aqui é que a situação é outra, são poucas fraldas. Estou aqui desde as 4 horas e não tem um único funcionário para me dizer ao certo o que aconteceu”, disse o aposentado Remy Pedro Souza.

João Urtiga/Alagoas24horasRemmy Souza lamenta condições de atendimento

Remmy Souza lamenta condições de atendimento

Ainda segundo Remy, a dificuldade em ser atendido não é uma situação nova. “Estou há nove anos nessa luta. Quando inauguraram essa Central eu pensei até que iria melhorar o atendimento, mas isso não aconteceu. Ainda esperamos muito para ser atendido, ninguém dá valor pra gente, os funcionários sequer nos olham na cara e por vezes eles alegam que não possuem fichas suficientes”, diz o aposentado.

Na frente da unidade, outros usuários informam ainda que diariamente são entregues 50 fichas, mas apenas 25 estariam sendo distribuídas desde a quarta-feira (08).

Entre os mais prejudicados com o não atendimento, estão os usuários que dependem da entrega de fraldas geriátricas, suspensas há cerca de três meses. “Tenho uma mãe com problemas de Alzheimer acamada e que precisa urgentemente dessas fraldas. Desde janeiro que não recebo e todo ano vem sendo assim”, desabafa a também aposentada Ana Lúcia.

Prefeitura nega falta de estoque

De acordo com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), a cidade de Maceió possui sim estoque de medicamentos para entrega imediata. “Nós temos esse material em estoque, então é inaceitável que não esteja sendo feito a entrega. Isso é um problema de logística e já acionei a secretária Sylvana Medeiros para corrigir isso”, garante o prefeito.

A assessoria de comunicação da SMS ficou de enviar ainda hoje ao Alagoas 24 Horas um posicionamento sobre quais medidas serão tomadas sobre a situação. De antemão, a resposta é de que os atrasos fazem parte da implementação do sistema eletrônico Hórus, parte de uma exigência do Ministério da Saúde para facilitar o atendimento.

NOTA:

A Coordenação de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o atendimento na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) foi interrompido temporariamente, no início da manhã desta quinta-feira (09/04) após o registro de casos de agressão verbal a servidores que atuam no local.

Por causa da greve dos servidores municipais, a CAF está sem a presença de guardas municipais, que auxiliam no processo de entrega de medicamentos e correlatos.

O atendimento está sendo retomado ainda nesta manhã e a Secretaria Municipal de Saúde vai adotar as medidas necessárias para minimizar os problemas ocasionados.  

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos