Secti conhece projetos de energias renováveis do Clube da Engenharia

Projetos podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade em áreas estratégicas no Estado

 

Thales HenriqueThales Henrique

Os membros do Clube de Engenharia de Alagoas, Roberto Cesar Cunha, Alfredo Cortez e Osvaldo Flávio Navarro, estiveram reunidos com o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pablo Viana, nesta segunda-feira, 13, pela manhã para apresentar projetos de energias renováveis os quais podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade em áreas estratégicas no Estado.

O Clube de Engenharia criou este ano o Departamento de Novas Energias com o intuito de realizar estudos, projetos de desenvolvimento, pesquisa e execução de energias renováveis para melhorar o aproveitamento de recursos naturais com a utilização de novas tecnologias. Por esta razão, os representantes da entidade entenderam que a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) poderia  ser parceira no sentido de analisar a viabilidade e buscar caminhos que possam contribuir para que as propostas sejam  executáveis.

O primeiro projeto apresentado pelo engenheiro Osvaldo Navarro foi sobre o uso do canal do sertão como fonte de suprimento de água para o consumo humano, de animais, e de irrigação por gotejamento e hidroponia.  Outra proposta direcionada a produtores rurais mostrou a utilização de um equipamento, o motor Stirling, que transforma em biomassa (resíduos considerados lixos) como combustível ou fonte de calor.

Segundo Navarro, o motor pode propiciar independência energética e é inovador porque gera autoprodução de energia elétrica, e aumento na produção agrícola, contribuindo para um cenário favorável de sustentabilidade aos produtores rurais.

Os representantes também apresentaram um projeto de unidade de processamento para reciclagem de resíduo urbano e geração de energia.  

Para o secretário Pablo Viana, tomar conhecimento dos projetos inovadores apresentados  pelos engenheiros é fundamental para que a Secti exerça seu papel de articuladora e de integradora. “Vamos observar as propostas detalhadamente e verificar de que forma podemos contribuir para que essas fontes de energia renovável possam servir aos projetos estratégicos do Governo do Estado”, finalizou.  

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos