Saiba como adquirir medicamentos para tratamento do glaucoma em Alagoas

Ascom/SesauTratamento de Glaucoma

Tratamento de Glaucoma

Atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deve assumir a entrega do medicamento para tratamento do Glaucoma, que beneficia mais de 20 mil alagoanos. A partir de 1º de julho deste ano, a dispensação será realizada nas unidades do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf) de Maceió, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Penedo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

Com isso, as clínicas oftalmológicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) terão a atribuição de realizar as consultas de diagnóstico e os procedimentos cirúrgicos, quando houver indicação médica. De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Lorella Chiappetta, os prestadores de serviço já foram comunicados sobre a alteração na dispensação da medicação contra o Glaucoma, além de serem informados a cerca dos ajustes que serão realizados no Programa de Glaucoma.

“Um novo encontro está previsto para acontecer com os prestadores de serviço, em data a ser marcada, onde serão apresentadas as novas diretrizes do Programa de Glaucoma em Alagoas. O Ministério da Saúde determinou que a Sesau realizasse ajustes, com o intuito de assegurarmos a lisura e transparência do serviço, assegurando o tratamento integral dos alagoanos acometidos pela doença no Estado”, salientou Lorella Chiappetta.

O Glaucoma

Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), a doença é hereditária progressiva, causada pelo aumento da pressão intraocular, que acaba lesionando o nervo óptico. Em 80% dos casos, se não for tratado, pode evoluir para perda total da visão. Por essa razão, descobrir a patologia tardiamente pode trazer sérias consequências.

Ainda de acordo com a SBG, algumas pessoas merecem atenção redobrada por apresentarem predisposição para a doença, a exemplo das pessoas acima dos 40 anos, parentes de pacientes com glaucoma. Já as pessoas de etnia negra ou afrodescendentes devem redobrar os cuidados, uma vez que a incidência da doença é quatro vezes maior nesse grupo. O Glaucoma também deve ser motivo de preocupação para os míopes que utilizam lentes acima de seis graus e diabéticos que já tiveram traumas ou doenças intraoculares.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos